Como criar conexão com público no Natal? Veja campanhas bem-sucedidas
Metrópoles reúne seis campanhas publicitárias que mostram que ações natalinas de sucesso vão além de um bom produto
atualizado
Compartilhar notícia
O Natal é uma das épocas mais aguardadas do ano, não apenas pelas celebrações, mas também pelas campanhas publicitárias que encantam o público.
Com uma carga emocional única, essas campanhas têm o poder de construir uma forte conexão com os consumidores mobilizando sentimentos de afeto, união e memórias afetivas.
Nesse cenário, grandes marcas sabem que, para se destacar, precisam ir além do produto: é preciso emocionar, contar histórias e, muitas vezes, se posicionar de maneira autêntica. Por isso, o Metrópoles separou seis campanhas publicitárias para inspirar nesse Natal. Confira:
“No cuidado, o amor se fortalece”, de O Boticário
Uma campanha de Natal eficaz precisa tocar o coração do público e o storytelling se torna essencial para isso. Não se trata apenas de vender um produto, mas de criar uma narrativa que se relacione com o público de forma afetiva.
Campanhas como a do Boticário feita pela Agência AlmapBBDO, por exemplo, investem em um enredo que valoriza o cuidado e as relações familiares, além de trazer um forte apelo emocional, envolvendo os espectadores em um contexto de carinho e proximidade:
“O Natal se torna mágico quando estamos juntos”, da Coca-Cola
Outro exemplo de sucesso é a campanha criada pela Agência WMcCann para a Coca-Cola, que, há décadas, associou a marca a momentos de união durante as festas de fim de ano.
Com o slogan, “O Natal se torna mágico quando estamos juntos”, transmite uma mensagem universal de convivência e celebração e cria uma atmosfera que ressoa nos valores de harmonia familiar:
“E se a gente transformasse em presente todo o amor que a gente sente”, da Natura
O Natal é uma data carregada de símbolos e rituais, mas, ao mesmo tempo, exige que as marcas se reinventem para atrair a atenção do público. Nesse contexto, a inovação não está apenas no produto, mas também na forma como ele é comunicado.
A Natura, com sua campanha feita pela Agência Africa Creative, “E se a gente transformasse em presente todo o amor que a gente sente?”, consegue se manter fiel aos seus valores de cuidado e sustentabilidade, enquanto traz um toque de frescor e autenticidade à época:
“TamoJunto tem que ser mais que uma HashTag”, do Bradesco
O Bradesco, com a campanha, “TamoJunto tem que ser mais que uma HashTag”, vai além do marketing digital e se destaca pela capacidade de criar narrativas emocionais profundas, que capturam a essência das festas e tocam o coração do público:
“Um pedido para minha avó”, da Sadia
Já a Sadia, com a campanha, “Um Pedido Para Minha Avó”, criada pela Africa Creative, aposta no poder da tradição familiar e na emoção das gerações que se encontram à mesa de Natal.
A marca consegue transportar o público para momentos de afeto genuíno, ao mesmo tempo em que reforça a importância da alimentação como elemento central das celebrações, unindo as pessoas ao redor da mesa:
“Meu primeiro Natal”, da Lacta
Um dos maiores erros que as marcas podem cometer durante a criação de campanhas de Natal é não se posicionar.
Marcas que se arriscam em pautas sociais e políticas, como campanhas inclusivas, podem conquistar a fidelidade de um público que compartilha desses valores. Este é o caso da Lacta, em 2024, que focou a campanha criada pela agência David, “Meu primeiro natal”, na adoção de crianças que podem, pela primeira vez, passar o Natal em família:
Esses exemplos mostram que uma campanha natalina de sucesso vai além de um bom produto: ela precisa contar uma história, tocar as pessoas e refletir os valores da marca de forma autêntica. Quando isso acontece, as marcas não apenas conquistam consumidores, mas criam vínculos emocionais que perduram muito além da época natalina.