metropoles.com

5 passos para criar uma empresa com marca forte

“Vínculo não se cria do dia para a noite. Por isso, o processo de construção de marcas fortes é ação”, afirma o professor Felipe Morais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Scott Graham/Unsplash
marketing
1 de 1 marketing - Foto: Scott Graham/Unsplash

Pessoas compram um produto ou serviço apenas pela confiança na marca. Isso é o poder de uma marca forte. Mas como fazer isso? Você não precisa ser um especialista em gestão de marcas ou branding para valorizar o seu negócio e ser reconhecido pelo que entrega, independentemente do valor.

Primeiro, é preciso entender que conexão emocional da marca com as pessoas passa por um relacionamento que se fortalece a longo prazo. Quanto mais as marcas entenderem comportamentos, maiores serão os vínculos que elas vão criar com as pessoas.

O vínculo não se cria do dia para a noite. Por isso, o processo de construção de marcas fortes é ação. Execução. Testar, cair, errar, levantar e acertar. Confira abaixo, os conselhos essenciais para que você desenvolver negócios com marca forte e atraente.

1 – Descubra quem é o seu público

O mais importante para uma marca é saber quem é seu público. Isso não se resume a classe social, sexo, idade e salário. Temos que ir além, entender comportamentos e tendências. Para isso, fazemos muitas pesquisas, sejam on-line e nos PDVs. Traçar as personas é fundamental. Para vender bem, é preciso saber para quem estamos vendendo.

2 – Entenda qual a promessa da sua marca

O que a sua empresa promete? E se o que ela promete, ela cumpre? Isso vale para produtos, serviços, atendimento e pós-venda. Confiança vem quando as partes cumprem o que prometem. A Apple é o que é, porque seus produtos “pensam diferente”, como ela promete em seu slogan.

3 – Como você quer que as pessoas vejam a sua marca?

Se uma pessoa olhar uma Montblanc como uma caneta: é caro! Se a mesma pessoa olhar a mesma caneta como um item de luxo: é barato! A pergunta que você deve responder a si mesmo é como as pessoas devem perceber a sua empresa? Essa resposta faz toda a diferença.

4 – Tenha bem definido qual o seu propósito

As novas gerações querem saber o que as marcas fazem pelo mundo. Pelas pessoas, pela sociedade em volta, porque fazem o que fazem. Produtos são commodities. Marcas não. O propósito da empresa é o que dá a alma da marca. “Uma marca sem propósito, é uma marca sem alma”, já dizia Jaime Troiano.

5 – Deixe o posicionamento da sua marca bem claro

Por que as pessoas devem comprar a sua marca? A Coca-Cola abre a felicidade. Omo diz que se sujar faz bem. Marisa já foi de mulher para mulher. E o que a sua empresa é? Não tenha vergonha ou medo de declarar abertamente o que o seu negócio pode entregar de benefícios para o consumidor.

Felipe Morais é autor do livro Brand Canvas, publicado pela DVS Editora, é especialista em planejamento estratégico e branding. Já atendeu clientes como Mercedes-Benz, Coca-Cola, Pirelli, Novartis, Bradesco, Caixa Econômica, Puma, Chevrolet e Nestlé. É professor de cursos livres e MBAs na ESPM, FGV, Faap, Belas Artes, Senac, A Nova Escola de Marketing, Trampos Academy e Academia de Marketing.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?