5 indicações de leitura sobre marcas, marketing e vendas
Metrópoles e especialistas prepararam dicas imperdíveis de livros para ler no fim de semana
atualizado
Compartilhar notícia
O universo do marketing é amplo; por isso, nada melhor do que se aperfeiçoar com conteúdos ricos e abrangentes. Dessa forma, o Metrópoles consultou especialistas para fornecer dicas de livros que vão auxiliar você em temas sobre marketing, vendas e marcas. Confira!
A Lógica do Consumo – Verdades e mentiras sobre por que compramos (Martin Lindstrom)
Indicado por André Pandaléo, CEO da bauc.
Em meio à correria diária, é fácil esquecer que o marketing se resume a satisfazer as necessidades e os desejos dos consumidores. O “pulo do gato” de várias marcas, nesse caso, tem sido inverter a pirâmide de segmentação de mercado e iniciar as suas estratégias pelo comportamento do consumidor. Em “A Lógica do Consumo”, de Martin Lindstrom, descobrimos a essência do comportamento do consumidor. Lindstrom revela que emoções conduzem às compras e detalhes mínimos moldam nossas escolhas. O autor também mostra que experiências memoráveis impulsionam vendas, e que a compreensão cultural e a autenticidade são fundamentais. Esse livro não só desmistifica o comportamento do consumidor, como também oferece estratégias práticas para criar conexões autênticas. Uma leitura vital para profissionais de marketing, já que conhecer o cliente é o alicerce para construir marcas genuinamente impactantes.
Storybrand: crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca (Donald Miller)
Indicado por Karolliny Marinho, coordenadora de Marketing da Octadesk
A metodologia StoryBrand, criada por Donald Miller, é uma solução comprovada para os desafios enfrentados pelos líderes empresariais quando precisam comunicar sobre seus negócios. Essa abordagem, focada na conexão com os clientes, oferece uma vantagem competitiva e desvenda o segredo para fazer com que os clientes percebam o real valor de produtos, ideias ou serviços. A obra ensina os sete elementos universais das histórias, que exercem influência sobre todos nós, e ainda revela a verdadeira motivação para clientes efetuarem compras. Ao fornecer insights práticos e exemplos reais de como criar uma narrativa eficaz para conquistar a atenção e a lealdade dos clientes, a obra se torna essencial para profissionais de marketing e empreendedores.
How Brands Grow – Como as Marcas Crescem (Byron Sharp)
Indicado por Bruna Fausto, general manager do KFC Brasil
É um livro analítico e perspicaz, que traz um manual prático sobre como fazer as marcas crescerem, por meio de uma ampla gama de pesquisas acadêmicas – algo que vai além de mitos e “achismos” existentes sobre os hábitos dos consumidores. O autor argumenta que o verdadeiro sucesso do marketing está ligado a uma estratégia de dados clara, que diz respeito a táticas envolvendo disponibilidade de produtos, penetração da marca e fidelização.
Thinking, Fast and Slow – Rápido e devagar: duas formas de pensar (Daniel Kahneman)
Indicado por Alex B.X. Pinto, CMO da International Meal Company
O livro “Thinking Fast and Slow” trata sobre dois tipos de sistemas em que o cérebro funciona. O primeiro é rápido e instintivo, enquanto o segundo é racional e reflexivo. A narrativa explora aspectos comportamentais e explica como as pessoas tomam decisões. Compreender os princípios da psicologia cognitiva pode ser inestimável para profissionais de marketing, pois ajuda a moldar estratégias de persuasão e comunicação mais eficazes.
A Máquina do Caos: como as redes sociais reprogramaram nossa mente e nosso mundo
Indicado por Ana Paula Feitosa, diretora da Yolk Agência Digital
Escrito pelo repórter investigativo Max Fisher, este livro constitui uma grande e positiva surpresa para entender e refletir sobre as redes sociais e os algoritmos – considerados vilões da atualidade – e o comportamento da sociedade ante essa forma digital de viver.
As redes sociais são provavelmente o maior experimento coletivo da humanidade, e o livro explora esse impacto na sociedade contemporânea. Com uma análise profunda sobre as plataformas digitais, mostrando como elas transformaram a comunicação, interação e percepção do mundo ao nosso redor, a obra disseca o funcionamento das grandes empresas de tecnologia, constrói um panorama estarrecedor e fornece um alerta para que repensemos com urgência nossa relação com as redes.
O autor traz dados importantes sobre a chegada da inteligência artificial; fornece exemplos de ferramentas que utilizam “deep faces”, as manipulações possíveis e consequências; e aborda as plataformas que utilizam IA.
Entre outros pontos, há também a análise da eleição de 2018 no Brasil; por meio de argumentos objetivos, o livro aponta que as redes sociais, como Facebook, Twitter e Google, contribuíram de maneira determinante para o resultado. A obra aborda também como a política mundial vem sendo influenciada e, por que não dizer, determinada pelas redes sociais e por seus algoritmos.