5 dicas para fazer sua marca bombar no TikTok
Aline Djanikian, CEO e cofundadora da joalheria Macchi, afirma que a plataforma se mostrou uma excelente ferramenta de marketing
atualizado
Compartilhar notícia
Se em 2023 a sua marca ainda não está na rede social de vídeos curtos mais famosa do mundo, você está deixando de lado um espaço que pode fazer toda a diferença para sua empresa. Para se ter uma ideia, em 2021, quando foi criada a hashtag #BookTok, por meio da qual milhões de usuários da rede social compartilham indicações de livros, resenhas e conteúdos sobre literatura, a venda de livros nos EUA bateu recordes, com 825 milhões de obras impressas vendidas. O maior número desde que o levantamento começou a ser feito, em 2004.
Essa não foi a única vez que a “rede vizinha”, como chamam os usuários no Instagram, se provou uma ótima ferramenta de marketing. O impacto nas vendas é tanto que o fenômeno ganhou até uma trend chamada o “TikTok me fez comprar” (Em inglês: TikTok made me buy it), na qual os usuários contam o que já compraram após assistirem reviews na plataforma.
E a relevância da rede só cresce. Em julho do ano passado, Prabhakar Raghavan, vice-presidente do Google declarou que 40% dos usuários da geração Z recorrem ao TikTok ou ao Instagram para fazer buscas ao invés de usar ferramentas de busca convencionais. Se a sua marca ainda é novata na rede ou se ainda está pensando em começar a produzir conteúdo para ela, as dicas abaixo vão te ajudar a engajar o público na rede social.
Entenda que o TikTok é diferente
O primeiro passo é entender que o TikTok é diferente de todas as plataformas que estamos acostumados e principalmente: diferente do Instagram. O conteúdo do Instagram é muito mais “plástico”. Existe uma necessidade de tudo ser bonito e harmônico; as fotos e vídeos devem conversar entre si e isso reflete até mesmo nas contas pessoais: todo mundo é lindo, rico e viajante no Instagram.
Já no TikTok, não! O TikTok é vida real, quanto mais real, melhor! A minha dica para entender melhor a plataforma é muito simples: consumir muito conteúdo da rede. Tire algumas horinhas para assistir alguns vídeos e não deixe de curtir os que você achar legais, de seguir os perfis que te interessar, pois assim o algoritmo irá entender do que você gosta e irá te mostrar cada vez mais conteúdos baseados no que você se interessa — e é assim que funciona o famoso algoritmo. Dizem que o app vicia e isso realmente acontece, pois ele aprende muito rápido o que você gosta e, com isso, te mostra vídeos com altíssima chance de você engajar e, consequentemente, te leva a ficar “preso” na rede. O ponto é: dificilmente você vai conseguir ter um perfil bombado no TikTok se não entender como as coisas funcionam por lá.
Feito é melhor do que perfeito
Eu sei, essa frase é bem dolorida para os perfeccionistas. Sei porque eu sou extremamente perfeccionista, principalmente quando se trata de conteúdo, mas no TikTok é muito melhor que você poste aquele vídeo que não tem certeza se ficou legal do que deixe de postar pensando em aprimorá-lo. O primeiro vídeo que fiz e viralizou, hoje tem mais de 2 milhões de curtidas. Eu levei 15 minutos para gravar, editar e postar. Não tem problema se a filmagem for “caseira”, se a luz não estiver 100% ideal e nem se você não tiver certeza do que estiver fazendo. O mais importante aqui é você quebrar a barreira do “uma hora dessas eu começo” e de fato comece a postar!
Uma dica que eu dou para as pessoas que estão começando é: recicle os vídeos. Sabe aquele vídeo que você postou na “rede vizinha”? Enquanto você ainda não entendeu qual é o formato de conteúdo ideal para a sua rede, vai colocando lá os vídeos que você já tem. No início, você não precisa se preocupar em criar um vídeo específico, mas veja que eu falei “no início”, hein? Nada de ficar pra sempre reaproveitando vídeos. A plataforma merece ser tratada com carinho e, depois que você descobrir o que faz sentido para sua comunidade, deve começar a criar especialmente para a rede.
Testar é a chave para o sucesso
Para encontrar a sua voz dentro do TikTok é preciso testar muito: teste vários formatos de vídeo, alguns mais curtos, outros mais longos, vídeos com narração, vídeos de trends, vídeos com a voz da plataforma. Teste mostrar o seu produto, teste você contar sobre ele, teste mostrar clientes e feedbacks. Você nunca vai saber qual é o seu tipo de conteúdo ideal se você não experimentar os infinitos formatos que a rede pode oferecer.
Na Macchi, acredito que eu tive sorte por entender muito cedo qual era o tipo de conteúdo que minha comunidade gostava: unboxing da marca (ou seja, a experiência do cliente receber uma caixinha nossa) e também os vídeos embalando pedidos dos clientes e contando as histórias deles. Por mais que eu considere que tenha tido sorte ao perceber que esse formato performou muito bem para a Macchi, eu jamais saberia se eu não tivesse tentado várias coisas diferentes. Teste muito!
Priorize a constância ao invés da qualidade
Indo na mesma linha de “feito é melhor do que perfeito”, constância é melhor que qualidade. Não se preocupe em fazer um vídeo com transições impecáveis, que vai fazer você investir horas em edição enquanto você pode postar vídeos simples e com uma frequência muito maior.
Várias pessoas me perguntam qual é a frequência ideal e por mais que não exista um segredo, eu gosto de postar pelo menos um vídeo por dia. Quando você fica muito tempo sem postar, é como se você “esfriasse” o algoritmo, como se por algum momento ele esquecesse de você, e isso não é legal. Tente postar todos os dias, mesmo que vídeos super simples e você vai ver que essa constância vai te ajudar a ter uma entrega de conteúdo melhor!
Não existe fórmula secreta
Muitas pessoas acham que existe uma fórmula secreta, mas a verdade é que essa fórmula é uma combinação de todos os pontos que eu trouxe anteriormente. Para provar que não existe fórmula, eu gosto de trazer um exemplo pessoal: o TikTok da Macchi hoje tem 507 mil seguidores, enquanto o meu pessoal tem 4500! Você realmente acha que se eu tivesse a fórmula, o meu pessoal teria apenas 4500 enquanto o da Macchi tem meio milhão, sendo que sou eu quem cuido das duas contas?
O melhor é que eu até sei o que “atrasa” o crescimento do meu perfil pessoal: eu posto muito pouco lá! Como minha prioridade é a Macchi, acabo não tendo tempo de criar, de postar no meu pessoal e tem vezes que ele fica semanas sem conteúdos novos. Por isso, minha dica de ouro é: comece, não espere o momento ideal, vá fazendo, testando e logo, logo eu tenho certeza que você vai estar dando essas dicas para outros empreendedores também.
DivulgaçãoAline Djanikian é CEO e cofundadora da joalheria Macchi, marca TikTok First que tem mais de 500 mil seguidores na rede; embaixadora da campanha Vem Comigo para o TikTok, que incentiva empreendedores a acreditarem no potencial da plataforma, e mentora do TikTok para Elas, oficina de incentivo ao empreendedorismo feminino na plataforma