10 dicas valiosas para viralizar o seu podcast
“Compartilhe conteúdos atraentes e ricos para os ouvintes ficarem satisfeitos e informados sobre os tema”, diz Paulo Leocádio, da Taruman
atualizado
Compartilhar notícia
O podcast é um formato de entretenimento que está crescendo de forma intensa, e atraindo a atenção dos gigantes da mídia, profissionais de comunicação e empresas que buscam impulsionar seu produto/serviço através de um bom conteúdo compartilhado nas mídias por áudio. A plataforma se tornou viral, e assim como famosos, empresários também dão as suas entrevistas de forma mais natural e estilo bate-papo.
Uma pesquisa feita pelo grupo Globo e Ibope, mostra que 57% dos atuais ouvintes de podcasts começaram o hábito após o período de isolamento social, e para quem já tinha o costume, intensificou o consumo após fevereiro de 2020.
O segredo para ter um bom podcast com um canal que tenha um grande reconhecimento pela sociedade, é pelo estilo de apresentação e da forma como são conduzidas as entrevistas e como o entrevistador irá abordar o conteúdo que está sendo transmitido, sendo pelo tom de voz, por um jeito mais descontraído ou pela assunto do momento. Essas ações deixam o conteúdo mais atraente e influenciam na audiência.
Alguns dos motivos que popularizaram os podcasts são por se destacarem pela praticidade e conveniência: a mesma pesquisa mostra que 44% das pessoas escutam os programas durante a realização de tarefas domésticas, 38% enquanto navegam na Internet, 25% antes de dormir, 24% estudando ou trabalhando e 20% durante atividades físicas.
Confira as dicas de como manter o seu público fiel e interagindo com o assunto através do podcast.
1- Pontapé inicial
Comece com uma minibio do seu entrevistado ou o deixe se apresentar e também coloque uma breve sinopse do assunto que será abordado durante o programa. E o chame para dar boas-vindas.
Exemplo de pergunta: Olá, tudo bem? Uma honra recebê-lo em nosso canal, diz para gente sua experiência na área e o que te motivou a seguir neste caminho?
2- Não faça perguntas vagas
Envolva o telespectador com as suas perguntas. Faça perguntas abertas, que não dê muita alternativas do entrevistado responder apenas “Sim” ou “Não”. Deixe-o à vontade para que a conversa siga de modo natural. A improvisação faz parte, mas é preciso passar segurança e intermediar com profissionalismo a entrevista.
Exemplo de pergunta: Quais dicas você dá para quem está nos escutando e quer se envolver nessa área?
3 – Pesquisa e estudo
Estude o seu convidado ou sobre o assunto que será abordado, não chegue despreparado. Tente descobrir informações além da sua zona de conforto, para trazer uma nova perspectiva sobre o assunto. Usar dados ou uma matéria que o entrevistado já tenha saído é importante.
Exemplo de pergunta: Com base em uma pesquisa ‘X’, você recebeu ‘X’ prêmios e doou parte às Instituições. Conte um pouco dessa experiência.
4 – Conduza um bate-papo
Não torne a entrevista algo robotizado e sem naturalidade. Conduza-a como uma conversa e com palavras que o seu público possua compreensão de entendimento. Menos é mais. Quanto maior a simplicidade nas frases abordadas, melhor será a interpretação do seu público pelo tema. Pois o podcast é áudio, e é preciso que o público imagine o momento, a história e um relato através da voz.
Exemplo de pergunta: ‘Aquele momento em que você se tornou ícone na história do cinema, como foi essa trajetória, o desafio que você encarou e a superação?’
5 – Escute
Preste atenção em tudo que o seu entrevistado está dizendo, poi você pode aproveitar para fazer outras perguntas ou até criar uma nova percepção sobre o assunto.
Exemplo de pergunta: ‘Bacana esse seu último comentário, com base nessa sua afirmação, como você enxerga o cenário atual (um tema específico)?’
6 – Relevância do assunto
Busque entender a importância desse tema para a sociedade e seu público-alvo/seguidores. Para você tratar o assunto de maneira correta.
Exemplo de pergunta: Nossos ouvintes estão aqui a todo vapor, e eles querem saber um pouco mais sobre esse assunto, pode contar mais sobre isso? (um tópico que o público quer saber).
7 – História de superação
Traga detalhes da trajetória do seu entrevistado e como ele foi conquistando seus objetivos, para que seja uma inspiração para quem está escutando também.
Exemplo de pergunta: ‘Você passou por altos e baixos, conta para gente como foi iniciar a carreira e conquistar todo o sucesso? Qual a sua expectativa daqui a 5 anos?’
8 – Não interrompa
Deixe seu convidado à vontade, não o interrompa, deixe ele se soltar e falar do assunto de maneira bem leve. É claro que existe um tempo para cada entrevista, mas o importante é não ficar cortando ele o tempo todo, pois assim o deixará desconfortável. Saiba mudar de um assunto a outro com gentileza. Por isso, toda orientação de tempo e estilo de entrevista deve ser passada antes do início da entrevista.
Exemplo de pergunta: ‘Te interrompendo bem rapidamente aqui, pois você acabou de falar sobre esse assunto, que inclusive iria te perguntar agora’: inicia a pergunta “(…)”.
9- Se coloque do outro lado
Se você fosse o ouvinte, que tipo de pergunta/resposta gostaria de escutar sobre esse assunto. Saia da sua zona de conforto e vá além para transmitir algo impactante e interessante para os outros. Um bom entrevistador sabe direcionar as suas perguntas de acordo com a resposta que pretende, por vezes, garantir.
Exemplo de pergunta: Você que está há anos nessa área sabe melhor do que ninguém dar um exemplo de como sair de um conflito, li em uma reportagem que para manter a calma, você segue algumas regras da sua lista ‘XX’, conta isso para gente.
10- Sempre tente melhorar
Escute podcasts que te inspirem e o que você pode usar para melhorar o seu programa. Veja seus antigos programas e o que eles poderiam ser melhorados; o que você sente que deveria mudar para se tornar algo mais profissional e bom para o ouvinte.
Exemplo de pergunta a si mesmo: ‘A resposta do público é o que almejo? Qual tema está fazendo mais sucesso? Quem poderia trazer ao canal para angariar novos ouvintes?’
Toda boa entrevista tem que ser feita sob medida e ter uma boa análise sobre a pessoa que será entrevistada. Não tente utilizar sempre as mesmas perguntas, se não vai ser uma atitude falha. Os podcasts estão crescendo cada dia mais, e quem não se adaptar a novas estratégias ficará para trás.
Paulo Leocadio é CEO e Fundador da Agência Taruman.