metropoles.com

10 dicas para turbinar as mídias sociais e deixar de ser invisível

Fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo dá o passo a passo de como fazer um conteúdo bombar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Morgana Festugato
Rejane Toigo
1 de 1 Rejane Toigo - Foto: Morgana Festugato

A democratização da disseminação das ideias transformou pessoas desconhecidas em ídolos das massas, sem depender de uma emissora de televisão, de uma investida cinematográfica ou das graças da indústria fonográfica.

O anônimo ganhou poder e dinheiro através do conteúdo, muitas vezes caseiro e produzido “do jeito que dá”.

Mas o que faz um conteúdo bombar nas redes sociais, mesmo sem técnica ou estratégia?

Primeiro precisamos conceitualizar o CONTEÚDO. Conteúdo é a forma como a informação se transmite, proporcionando experiência às pessoas (CONTEÚDO = INFORMAÇÃO + EXPERIÊNCIA).

Então, gerar uma experiência, muitas vezes de identificação, se tornou o diferencial dos conteúdos que disseminam o seu emissor, tirando-o, muitas vezes do anonimato.

Mas, para quem não nasceu um conteudista intuitivo, vale observar o fenômeno de propagação do conteúdo nas redes sociais e encontrar padrões que revelam as razões para serem aceitos e compartilhados.

TER UM “DNA” DEFINIDO: o DNA de conteúdo é a impressão das características marcantes da personalidade do emissor nesse conteúdo. O exercício de definição do DNA consiste na identificação dos elementos que vão diferenciar o conteúdo dos demais e proporcionar a formação de uma memória de longo prazo na mente do usuário.

SABER COM QUEM ESTÁ FALANDO: entender as motivações, crenças e desejos do público que se pretende atingir é fundamental. Quem não sabe com quem quer falar ou acha que tem que falar para todo mundo, acaba não falando com ninguém. O conteúdo de sucesso fala a linguagem da tribo a quem se destina.

IDENTIFICAR COMPORTAMENTOS: depois de saber a quem deve dirigir o discurso, saber como pensam e como se comportam. E a partir disso criar experiências que gerem identificação do tipo “eu sinto isso” ou “esse vídeo foi feito pra mim”.

ESTABELECER UM DIÁLOGO: é o contrário de falar só de si. Dialogar significa gerar interação e responder a essa interação. O conteúdo que bomba é uma conversa.

GERAR TRANSFORMAÇÃO: é preciso ensinar algo. O conteúdo que leva a uma mudança de atitude ou mentalidade atinge mais pessoas, pois gera memória positiva. Por isso, dicas práticas de como fazer alguma coisa sempre funcionam bem.

CONTAR HISTÓRIAS: o cérebro humano adora ser conduzido por uma história. A nossa imaginação é capaz de produzir experiências inesquecíveis. O conteúdo que transforma fatos e conhecimentos em histórias tem mais chance de “colar”.

ABUSAR DO RITMO: somos ritmados por natureza, e o ritmo ativa estruturas cerebrais chamadas neurônio espelho, que nos deixam verdadeiramente hipnotizados. Não é à toa que os vídeos de dancinhas fazem sucesso! É neurológico!

USAR METÁFORAS: metáforas são histórias com alto poder comparativo e representativo que facilitam a compreensão. Conteúdos ricos em metáforas são altamente compartilhados e acabam por atingir mais pessoas.

USAR A MEMÓRIA PREEXISTENTE: conteúdos que acionam a memória de fatos marcantes de uma geração, por exemplo, podem ser um excelente recurso de conexão através do conteúdo. Isso explica a viralização de trechos de novelas antigas ou cenas marcantes do cinema popular.

APROVEITAR AS FERRAMENTAS: entender como funcionam os algoritmos de cada uma das redes sociais é também muito importante para saber onde postar o quê.

Rejane Toigo é social media, fundou a Like Marketing em 2011, é graduada em Odontologia e, em 2009, decidiu estruturar um e-commerce próprio. Atualmente é Mestranda em Neuromarketing na Florida Christian University, palestrante em eventos e convenções na área de marketing e produtora de cursos e treinamentos de marketing digital.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?