Compartilhar notícia
Quem não se lembra da voz e do “boa tarde” de Leila Cordeiro no telejornais do Brasil? A jornalista, de 63 anos, começou sua vida de apresentadora na TV Aratu, interior da Bahia. Com talento, foi convidada a fazer parte da equipe da TV Globo e lá permaneceu por 12 anos a frente dos mais importantes telejornais da emissora. Logo depois, se mudou para São Paulo, onde fez parte da equipe de jornalismo da extinta TV Manchete e, em seguida foi para o SBT, na qual permaneceu até 1997, quando foi viver nos EUA. De lá, tornou-se referencia com a sua forma peculiar de transmitir a notícia para o público.
Leila começou a produzir para o YouTube em 2011, experimentando vídeos e conteúdos até chegar no que sabe fazer: notícia! “Eu comecei reproduzir notícias no meu canal do YouTube, pois é uma coisa que gosto muito, me leva ao passado. Me sinto uma privilegiada, pois estou fazendo o que gosto com toda essa tecnologia da atualidade”, disse ela à coluna.
A jornalista acorda todos os dias às seis da manhã, busca informações em sites americanos, checa fontes, grava os textos, edita e publica em seu canal. Leila faz tudo sozinha, com profissionalismo e credibilidade: “Eu achei que teria dificuldades com o equipamento, mas com a ajuda de amigos, fui aprendendo a mexer. Comprei um pequeno teleprompter e gravo tudo do meu celular”, completa.
Leila ama fazer lives e sonha chegar logo nos mil seguidores na plataforma. Assim, ela será liberada pelo YouTube para iniciar as transmissões ao vivo. Toda essa dedicação com a notícia me fez perguntar que ela ainda assiste televisão e telejornais brasileiros. “Eu prefiro ler. Quando quero algo mais a fundo, uma cobertura por exemplo, busco em sites ou plataformas de streaming, esses programas sempre passam em horários que estou fazendo alguma coisa, pintando por exemplo”.
Muito discreta, ela não fala da vida pessoal, mas nos revelou que esta casada com um médico cirurgião brasileiro, de quem foi noiva há 40 anos. Eles se reencontraram via Facebook um ano depois da morte do ex-marido dela, Eliakin Araújo, um dos maiores âncoras do telejornalismo no Brasil. Em breve, a jornalista voltará ao Brasil para visitar a mãe, que completou recentemente 100 anos de idade.
A âncora ainda encontra tempo para fazer pinturas: usando canetinhas hidrocor, Leila afirma que o trabalho faz sucesso pela Flórida. Quem estiver interessado, pode visitar o site que vende produtos estampados com a arte da brasileira.
Texto de Dan Beligoli