Compartilhar notícia
Desde que a CEO do YouTube, Susan Wojcicki, anunciou que a plataforma de vídeos investiu cerca de 100 milhões de dólares para incentivar a produção de conteúdos de canais de pessoas negras eu fiquei pensando nessa iniciativa.
Depois do cruel assassinato George Floyd, a plataforma de vídeos resolveu chamar a atenção para essas vidas, ou melhor, para os produtores de conteúdo negros, incentivando seus usuários que sofrem na pele todos os dias a falarem sobre racismo. O YouTube criou uma playlist para aproximar ainda mais esse debate, chamado Entendendo A Questão Racial No Brasil. Outra playlist criada é: A Voz dos Criadores.
Toda essa iniciativa da plataforma foi pensada para que os brasileiros entendam como é ser negro e conviver com o preconceito diariamente. Foi pensando nesse projeto que comecei a assistir esses canais para entender melhor o que a plataforma pretendia e realmente essa foi uma excelente iniciativa. O YouTube conseguiu mostrar que esses canais são muito bons, e trazem gritos de opinião, contextos, liberdade e vidas de pessoas que precisam ser respeitadas.
Thelma nos contou que resolveu reativar seu canal no Youtube, no qual conta sua trajetória e experiências, e depois da saída do programa resolveu se entregar de vez à produção de conteúdo e trazer um debate sobre temas como o racismo, feminismo, além de outros assuntos do cotidiano.
Thelminha afirma ainda sofrer muitos ataques em suas redes, e usa isso como um motivador para o combate ao racismo: “Falar sobre isso é uma forma de conscientizar ainda mais as pessoas e mostrar que injúrias raciais são crimes e precisam ser combatidos. É preciso que as pessoas entendem que o racismo é crime e que se mostra ainda muito sólido em nossa sociedade. Acho importante levantar esses questionamentos e continuar a luta”.
E fui navegando entre os canais que o YouTube sugeriu em suas playlists, até que cheguei no canal da Gabi Oliveira, e me apaixonei pelo seu sorriso, menina de riso fácil que consegue passar uma mensagem positiva em praticamente todo vídeo que faz.
E em um vídeo ela lê os comentários que os haters deixam em seu canal, chocante. Para quem não sabe, os haters são aquelas pessoas que não têm nada da vida para fazer e despejam o ódio com comentários absurdos nas redes sociais das pessoas. Geralmente se escondem atrás de um perfil falso, pois não têm a coragem de assumir o que fazem.
Confesso que todos deveriam assistir e entender o que é ser negro em um país como o nosso. Eu queria escrever mais e mais sobre o assunto, mas depois do vídeo da Gabi, eu acho que não preciso escrever mais nada. Só assista e reflita.
Com reportagem de Dan Beligoli.