Compartilhar notícia
A Vogue Brasil quebrou a web ao anunciar as capas de novembro da revista. Com as cantoras Preta e Gil e Duda Beat num ensaio em forma de manifesto por corpos reais, a edição destaca a luta pela inclusão que ambas fazem há anos. Pensando nisso, a coluna listou algumas outras vezes em que a Vogue venceu com as suas produções mensais.
Novembro, 2020. Preta Gil, por Fernando Tomaz
Esta foi a primeira vez em que o ícone da MPB protagonizou uma capa para a tão sonhada Vogue. Preta já revelou que se arrepende das inúmeras intervenções que fez para emagrecer e pertencer a um padrão ditado pela sociedade e hoje se ama, exatamente como é. “Quebrei paradigmas. Não foi fácil, mas olho para trás e tenho certeza de que valeu”, disse à revista.
Veja as capas citadas
Novembro, 2020. Duda Beat, por Fernando Tomaz
Além de Gil, a pernambucana Duda Beat também conseguiu um espaço dentro da revista para celebrar todas as formas e formatos de corpos femininos do país. “Em uma sociedade que ainda quer regular nossos corpos, falar sobre corpo livre e sobre se amar como a gente é é revolucionário!”, disse.
Outubro, 2020. Pabllo Vittar e Gloria Groove, por Hick Duarte
Em outubro deste ano, a versão brasileira da revista Vogue decidiu dedicar toda a sua influência às cantoras Pabllo Vittar e Gloria Groove. Apresentadas como as drag queens mais populares do planeta, Pabllo e Glória levantaram a bandeira da liberdade em um ensaio comemorativo.
Mas houve outros momentos além dos apresentados neste ano.
Julho, 2019. Marta Silva, por Zee Nunes
A maior jogadora de futebol da história, Marta Silva estampou a capa da revista durante a Copa do Mundo Feminina de 2019 e se tornou a primeira atleta mulher a ter uma capa na Vogue Brasil.
Dezembro, 2017. Valentina Sampaio, por Gui Paganini
Além de ter sido a primeira transexual a integrar o elenco da Victoria’s Secret, aos 22 anos, Valentina Sampaio mantém, também, o título de primeira modelo trans a aparecer na capa da Vogue brasileira.
Junho, 1976 . Beverly Johnson, por Francesco Scavullo
A modelo Beverly Johnson foi a primeira mulher negra a estampar a capa de uma revista Vogue, apenas no ano de 1976, quando a revista norte americana já possuía mais de 70 anos de veiculação. O sucesso foi tanto que a capa foi produzida ao redor de todo o mundo e até hoje é lembrada.