metropoles.com

Virgínia: especialistas explicam o sucesso da influencer na web

A coluna conversou com responsáveis por agências de marketing de influência para tentar entender porque tudo que a influencer faz bomba

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Por que a Globo chamou Virgínia para mostrar a casa do BBB22?
1 de 1 Por que a Globo chamou Virgínia para mostrar a casa do BBB22? - Foto: null

O que explica o fenômeno Virgínia Fonseca na web? A notícia da segunda gravidez da influenciadora parou a internet na tarde do último domingo (6/3). Revelada com exclusividade pela coluna LeoDias, a informação logo chegou ao topo dos assuntos mais comentados nas redes sociais. No Instagram, a foto publicada pela futura mamãe confirmando a nova gestação recebeu 4 milhões e 500 mil curtidas em duas horas. No Twitter, o nome de Virgínia liderou a relação dos temas mais comentados do dia. Pensando nessa atmosfera gigantesca que vai muito além do Vapo Vapo e da Malvada, a coluna conversou com empresários e responsáveis por agências de marketing de influência para tentar entender o tamanho do fenômeno que é a mãe de Maria Alice.

Virgínia possui mais de 34 milhões de seguidores no Instagram e se aproxima dos 31 milhões no TikTok. Números maiores do que os de muitos cantores internacionais, por exemplo. Rafaela Lotto, head de planejamento e sócia da YouPix, hub de conexões para o mercado de marketing de influência e entretenimento digital, acredita que Virgínia tem um grande combo que lhe faz ter tamanho sucesso. Ela cita que a vida luxuosa, o marido apaixonado e a filha linda, somados ao talento, esforço e carisma, é claro, fazem com que a mais nova grávida do mundo dos famosos seja um sucesso estrondoso no país.

“Acho que a primeira coisa que destacaria aqui é que a gente muitas vezes olha para o fenômeno da Virgínia hoje e atribui esse sucesso aos últimos anos/meses em que ela realmente ‘aconteceu’. Mas ela começou seu canal no YouTube em 2016, com 17 anos. São quase 6 anos de experiência, que contam muito. Então, a primeira coisa que eu diria aqui é que o sucesso dela demorou anos para acontecer, muita gente desistiria no primeiro mês. Ele é resultado de muita dedicação, tentativas e erros, aprendizados e uma resiliência imensa para passar por tudo que não acontece como o esperado”, lembra a profissional.

5 imagens
Virgínia, Zé Felipe e Maria Alice: anúncio da segunda gravidez bombou na web
Recentemente, Virgínia anunciou que a família vai aumentar. Ela e Zé Felipe aguardam pelo nascimento do segundo filho do casal
Virginia Fonseca
Diante do grande hype criado em volta do podcast, Virgínia se juntou à influenciadora Camila Loures para criar o programa Podcats. O canal é um dos mais populares no Youtube e está na segunda temporada
1 de 5

Virgínia Fonseca e Zé Felipe comemoram 9 meses de Maria Alice, primeira filha do casal

Reprodução/Instagram
2 de 5

Virgínia, Zé Felipe e Maria Alice: anúncio da segunda gravidez bombou na web

Reprodução/Instagram
3 de 5

Recentemente, Virgínia anunciou que a família vai aumentar. Ela e Zé Felipe aguardam pelo nascimento do segundo filho do casal

Reprodução/Instagram
4 de 5

Virginia Fonseca

Reprodução/Instagram
5 de 5

Diante do grande hype criado em volta do podcast, Virgínia se juntou à influenciadora Camila Loures para criar o programa Podcats. O canal é um dos mais populares no Youtube e está na segunda temporada

Reprodução/Instagram

“Outra coisa que a experiência e o tempo trouxeram para a Virgínia foi a habilidade de se conectar com sua comunidade através de uma conversa que é bem mais vida real e bem pouco ‘vida editada’. O próprio vídeo dela no YouTube anunciando a segunda gravidez é a prova disso: no quarto, sem a luz perfeita, sem o tripé, sem maquiagem, do jeitinho dela, contando quase que em tempo real uma novidade que qualquer outra influenciadora talvez tivesse esperado um tempão e um contrato com a empresa de testes de gravidez para só então fazer o anúncio. Combinando isso com uma vida peculiar de viagens de jatinho, lugares lindos, convívio com muitas pessoas famosas, um marido apaixonado e uma filha que é uma graça, temos o caldo perfeito para atrair a curiosidade das pessoas, que ao mesmo tempo que a olham como uma celebridade, também enxergam uma garota que poderia ser a sua amiga de infância, ‘gente da gente’, completou Rafaela.

A sócia da YouPix fez questão de ressaltar o engajamento natural que Virgínia possui nas redes sociais e que tudo pode ser verificado ao comparar os números que ela alcança em todas as redes sociais. Ou seja, não há sequer uma plataforma digital em que a mulher de Zé Felipe tenha um déficit.

“Diria que tem mais um segredinho aí: os seguidores dela são reais. Tem muita gente com engajamento ruim porque metade da audiência é comprada, são robôs que não interagem, não compram produtos, não ouvem músicas. Ou seja, não engajam. Aqui na YOUPIX, na consultoria que fazemos para as marcas, a primeira coisa que olhamos em qualquer perfil é o quanto de sua base de seguidores é real. Você se surpreenderia com a quantidade de gente que está por aí sendo seguida por milhares de robôs. Influência é consequência de uma autoridade construída, de ser reconhecido como referência em algo, não é só abrir um perfil no Instagram e escrever digital influencer que você se transforma imediatamente em um. Talvez não seja ela o fenômeno mas as outras apenas cópias. E a audiência percebe o que é real”, finalizou Rafaela Lotto.

Jr César, CEO da Brasilera Digital, empresa responsável pelas carreiras de grandes creators e influenciadores do Brasil, afirma que o combo Virgínia e Zé Felipe é imbatível. “Virgínia e Zé Felipe: conteúdo e música já são uma fórmula de sucesso para engajarem a base de fãs. Imagina quando potencializados então. Ela soube aproveitar o momento de ascensão do TikTok no Brasil, apostando na produção de conteúdo diária na plataforma e ditando tendências. Outro fato avassalador para todo brasileiro é a família. E Virgínia ainda vai além. Ela mostra não só o seu cotidiano, mas também de sua família de forma real e bem autêntica. A jovem família atrai os olhares da jovem audiência que se inspira, como ideal da nova geração conectada”, disse ele.

Fátima Pissara, CEO da MYND, a maior agência de marketing de influência do país, olha a questão sob outra perspectiva. Para ela, Virgínia ajuda a mostrar que o próprio conceito de “fama” ou de “famoso” está em transformação. Segundo ela, talvez a influencer não seja conhecida pelas avós do jovens que possuem contas no TikTok, Spotify ou Instagram, mas fatura mais do que grandes atores globais juntos, por exemplo. “Acho que ainda existe uma ideia de que para se ter fama é preciso estar na televisão. Mas é claro que estamos falando no maior meio de massa do país, que tem um problema de inclusão digital e altos impostos para telefonia, o que impede do digital crescer. Porém, acredito em um futuro em que as pessoas vão ver influenciadores grandes e famosos nas redes sociais, como ela, e automaticamente identificá-los como famosos, no mesmo patamar de quem está na televisão. Mas, para isso, precisamos ter inclusão”.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?