metropoles.com

Vip ou vipão: especialistas explicam como montam as listas do Carnaval

Profissionais do Marketing conversaram com a coluna sobre como é feita a composição que leva os famosos aos camarotes de Carnaval

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Imperatriz Leopoldinense Carnaval Rio
1 de 1 Imperatriz Leopoldinense Carnaval Rio - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

O Carnaval quase acabou, mas ainda reserva os desfiles das campeãs que ocorrerão em São Paulo, nesta sexta-feira (29/4), e no Rio de Janeiro, no próximo sábado (30/4). Junto as apresentações, vem a certeza de que famosos marcarão presença no Anhembi e na Sapucaí mais uma vez. Mas como será que eles chegam até lá? A coluna LeoDias conversou com especialistas do Marketing e de Carnaval para entender um pouco mais sobre como são montadas as listas VIPs da festa. 

Gis de Oliveira, relações públicas e especialista em Carnaval e comunicação estratégica para artistas, entende que os convites para os camarotes são estratégicos para posicionar uma marca no mercado e gerar mídia. Além disso, os convidados são importantes para segmentar o público: “Eles representam a identidade do camarote para o público e mídia, direcionam e posicionam intencionalmente o significado da marca e segmenta público e mercado. Então, os perfis escolhidos como VIPs precisam ter um alinhamento com a cultura, valores e missão da marca para convergir com o seu público alvo; a imagem, valores e comportamento do VIP precisam estar alinhados com os valores das marcas e público”. 

5 imagens
O carro alegórico da Mangueira tinha uma curiosidade única
Camarote Arpoador retorna com Carnaval fora de época na Sapucaí
1 de 5

Imperatriz Leopoldinense abriu o Carnaval do Rio de Janeiro

Aline Massuca/Metrópoles
2 de 5

O carro alegórico da Mangueira tinha uma curiosidade única

Metrópoles/ Daniella Dutra
3 de 5

Divulgação/Secom
4 de 5

Divulgação/Secom
5 de 5

Camarote Arpoador retorna com Carnaval fora de época na Sapucaí

Luan Durange

Na montagem das listas, a experiência e as conexões também são aspectos fundamentais para a especialista: “É total sobre posicionamento e criar desejo no público e mídia almejados. No meu caso, faço um estudo de marca e mercado para construir a melhor estratégia de comunicação para o camarote para, a partir dela, escolher e confirmar uma lista de VIPs que atenda todas as demandas para um posicionamento de sucesso. Foi assim quando assinei o Camarote Salvador, um dos cases de maior sucesso de camarote no Brasil, o camarote Skol, em Salvador, camarote revista Quem em Salvador, camarote Arpoador, na Sapucaí, Camarote da Boa, em Recife. Todos estes camarotes tiveram o posicionamento de marca e mercado por meio da minha assinatura e conexões estratégicas durante muitos anos”. 

A relações públicas do camarote Bar Brahma, no Anhembi, Tábata Boccatto, afirma que o Carnaval de São Paulo, em ascensão, tem sido interessante para velhos e novos artistas aparecem nos camarotes: “Uma boa lista para o Carnaval de São Paulo: tem que ter um mix de convidados. O Camarote Bar Brahma é diverso, é a cara da cidade! Dos amantes do Samba, das musas e rainhas das escolas do Carnaval de São Paulo, modelos, celebridades, atores, atrizes, jogadores de futebol, atletas olímpicos e, claro, temos hoje um olhar bem especial para os influencers, youtubers e tiktokers, que geram alcance e visibilidade muito importante para o camarote“. 

Já Manu Maya, relações públicas do camarote Fábula, na Sapucaí, explica que cada espaço tem sua identidade e característica. Ela ainda explica que a pandemia e o crescimento do mercado digital também mudou a forma que as listas são feitas, dando mais espaço para influenciadores: “(Os convidados) tem que ter uma certa representatividade, tanto de histórico de carreira, tanto de perfil de cada camarote, cada um tem o seu: tem uns que são mais voltados para MPB, outros pro samba, outro para DJs, o outro é mais generalizado. O convidado VIP tem que participar do coletivo anual dos produtores que fazem evento o ano todo, tem que ser uma pessoa participativa (…). Tudo isso compõe as características para essa pessoa ser aprovada em uma lista de Carnaval que é bem disputada (…). Nesse ano de resistência, após muita paralisação no mercado de entretenimento, muita coisa mudou, o digital cresceu muito, os realities cresceram muito, os programas de TV. Hoje em dia você vê [as presenças nos camarotes] mais mesclados entre atrizes e atores que você vê na TV, com pessoas que você vê na telinha. Esse é o grande ano dos influenciadores”.  

Leonardo Marçal, um dos responsáveis pela montagem das listas do camarote Folia Tropical, reflete que, como seu público é segmentado, as listas são focadas em nomes da MPB: “No Folia Tropical, sempre focamos em grandes nomes da MPB, artistas consagrados da televisão, que curtem o conforto, a privacidade e a diversão. E todo ano, sempre busco trazer convidados que nunca estiveram no Folia”.

Desfile das campeãs

Para fechar o Carnaval desse ano em grande estilo, a coluna LeoDias estará presente no Anhembi nesta sexta-feira (29/4) e na Sapucaí no sábado (30/4) para acompanhar tudo o que os famosos e as escolas de samba farão nos desfiles de campeãs de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?