Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta segunda-feira (6/9) uma Medida Provisória (MP) que altera o Marco Civil da Internet e reforça os direitos e garantias dos usuários nas redes sociais a fim de “combater a remoção arbitrária e imotivada de contas, perfis e conteúdos por provedores” e isso fala diretamente com você, usuários das redes sociais.
A ideia é a de dar ao usuário ainda mais poder e chances de questionar as plataformas digitais caso ele seja banido ou tenha a sua conta suspensa. A mensagem pode parecer bonita, mas com isso as fake news podem aumentar ainda mais. E em época de banca digital, as tais notícias sem apuração vão correr soltas pelo mundão da internet. O ambiente virtual pode ficar ainda mais problemático.
O presidente anda na contramão do resto do mundo, que vem combatendo veementemente a propagação de fake news. Como a coluna Leo Dias já revelou aqui, no mundo do entretenimento, há a banca digital, que publica exatamente o que o contratante mandar, quer dizer, pagar. Com isso, grupos de pseudocomunicadores como estes ganharão ainda mais força.
A MP prevê que, “além da exigência de justa causa e motivação em caso de cancelamento, suspensão e exclusão de conteúdos e funcionalidades das contas nas redes sociais”, o usuário terá assegurado o “direito de restituição do conteúdo disponibilizado” na rede. Essa proposta vai beneficiar a quem?
Aos que trabalham com a verdade, pouco muda, mas vai ser preciso uma força tarefa ainda maior para denunciar quem noticia apenas o que lhe convém.