Compartilhar notícia
Desde que começou a polêmica envolvendo shows de prefeituras a coluna LeoDias tem ficado atenta ao movimento do mercado, principalmente no sertanejo que tem sido o mais atacado. Por sabermos do grande evento que seria realizado em Goiânia, focamos em Henrique e Juliano. Nossa apuração começou bem antes e a primeira questão foi tentar descobrir a quantidade de shows que a dupla faz por ano em contratos com a prefeitura e pasmem, são pouquíssimos , aliás o último foi em 2019.
Segundo fontes ouvidas pela coluna, quando o cachê do artista atinge um determinado valor é muito difícil uma prefeitura conseguir acompanhar o faturamento de um evento privado. Vale lembrar, que estamos falando da dupla que é considerada a maior da atualidade. Portanto, seria no mínimo incoerente dizer que conquistaram seu patrimônio com verba pública. Agora, vamos ver o que o evento Infinito Particular com Henrique e Juliano no estacionamento do estádio Serra Dourada movimentou financeiramente a cidade de Goiânia.
Empregos direta e indiretamente – mais de 15 mil pessoas (só credenciados como serviço foram 5.545 pessoas). Inclua-se nestes números, vendedores ambulantes, barraqueiros e vários outros serviços em torno do estádio. Em conversa informal com uma comissária de bordo, ela questionou se havia algum evento em Goiânia, porque todos os voos que tinha a cidade como destino estavam lotados.
Também conversamos com alguns lojistas que notaram o aumento no consumo. Danila Guimarães, proprietária de uma conceituada loja de roupa feminina na cidade, comenta que suas vendas aumentaram em cerca de 60% neste final se semana. Isso, comparado a um final de semana comum, e que a maioria de suas clientes vinham em busca de roupas para o show. A rede hoteleira também sentiu o impacto em boa parte dos hotéis, com crescimento de 40% na procura, os mais tradicionais, inclusive com lotação máxima.
Taxas/Impostos/Arrecadação
Ao passo que a discussão era uso de dinheiro público, os artistas ou promotores de eventos pagam taxas de liberação de segurança e INSS para o Governo. Neste caso, o local aonde foi realizado o show também é público, portanto aluguel foi pago para o governo.
A importância de um evento para a economia é muito relevante, não é algo supérfluo e tem de ser vista por todos os ângulos. Foi isso que a coluna buscou fazer.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.