metropoles.com

“Topa Tudo por Seguidores”: redes criam factoides, crises de casal e acusações

Hoje, ter seguidor é ser relevante. E eu aconselho que o leitor reveja quem segue. Diga-me quem tu segues, que eu direi quem tu és

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/ Metrópoles
Topa_Tudo_Por_Seguidores
1 de 1 Topa_Tudo_Por_Seguidores - Foto: Arte/ Metrópoles

A noite do último domingo estava perfeita para o mais nova estratégia de marketing digital das redes sociais brasileiras. Milhares de pessoas com o celular na mão, acompanhando a “volta” do casal Gusttavo Lima e Andressa Suita, assistindo na TV a Globo e a Record mostrando a briga de casal da semana anterior na mesma internet.

Ah, e o Brasil tinha começado a vacinar sua primeira cidadã contra o vilão do momento da web, o coronavírus. Tudo pronto para começar o “Topa Tudo por 1 milhão de Seguidores” na vida de mais um “artista”.

Mas não vá pensando em lançamento de nova música ou uma expressão de arte dramática digna de um Oscar. A internet brasileira anda tão rasteira que se contenta com baixa qualidade, de tudo.

Um vídeo escuro, sem nexo, com alguém pedindo socorro, informações desconexas, falas sem sentido e muitas (mas muitas) dúvidas no ar. Pronto. Em questão de meia hora, é possível criar um dramalhão digno de Janete Clair (a geração das redes sociais desconhece que foi ela, né? Deixa pra lá).

Em uma noite, com um factoide mal feito e o engajamento de uma dezena de páginas de celebridades, é garantido, no mínimo, um milhão de novos seguidores. E, se um dia esse artista resolver sua “arte”, 10% desses novos seguidores podem comprá-la em uma plataforma musical e já dá até uma boa grana.

O que virou a internet, meu caro leitor? O que viraram as redes sociais? O que nós viramos? É efeito da pandemia? Eu preciso resolver tudo isso na minha próxima sessão de terapia. É profundo demais…

via GIPHY

A sede por seguidores

Agora, qualquer um com um número razoável de seguidores vira artista, quer dizer, influencer. Na semana passada, Duda Reis, ex namorada de Nego do Borel, chorou, gritou e o acusou de tudo um pouco após o fim de um relacionamento de Instagram fadado ao fracasso.

Pronto! Em 24h, Duda entra para o livro Guiness Book, o livro das recordes, com a maior conquista das redes sociais no planeta: três milhões de seguidores em 24h. Isso é sério! O mais inacreditável é que Dudinha promete lançar uma música nas próximas semanas. Mas, quem não era o cantor não era o Nego? Eu não estou entendendo mais nada.

A única coisa que eu posso escrever aqui é: cuidado com o que estão fazendo com você, caro leitor com o celular na mão. Não permita que ninguém o trate como um fantoche. Hoje, ter seguidor é ser relevante. E eu aconselho que você reveja a quem você segue. Diga-me quem tu segues, que eu direi quem tu és.

PS: a coluna, em nenhum momento, está colocando em questão a veracidade das acusações feitas por Duda Reis contra Nego do Borel. O texto analisa, apenas, como certos comportamentos dos artistas tendem a soar como estratégias de marketing quando associados à capacidade de angariar seguidores nas redes sociais. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?