Compartilhar notícia
Quem segue Camilla de Lucas no Instagram, sabe que ela é famosa por usar um estilo de cabelo diferente a cada semana. Mas a influenciadora digital não radicaliza em seus próprios fios. Para as frequentes mudanças no visual, ela aposta em laces, que são perucas de aspecto natural. Desde que tirou suas tranças no BBB21, a sister também tem usado o acessório para garantir o visual impecável.
“Ela gosta de explorar coisas novas e costuma compartilhar com os seguidores. Ela já usou tranças e laces de vários modelos e cores, porém, os mais diferentes foram um entrelace de cabelo orgânico com as pontas bem loiras e uma lace loira platinada, que, no início, ela ficou insegura em usar”, revelou Ana Cristina Lucas, tia de Camilla.
Camilla entrou no BBB21 com tranças, que exigem uma manutenção cuidadosa. “As tranças são lavadas com muito cuidado e o processo de secagem também é muito importante. Além disso, ela costuma usar touca de cetim que ajudam a manter as tranças por mais tempo”, explicou Ana.
As tranças e laces foram uma forma de ajudar Camilla a passar pela transição capilar. “Por conta da pandemia, ela deixou de relaxar o cabelo e resolveu, portanto, entrar na transição. As tranças e laces ajudam nesse processo em que o cabelo está com duas texturas”, contou a tia da influencer. Todas as mudanças no visual estão registradas no canal no YouTube de Camilla.
A coluna conversou com Ana Lúcia Junqueira, especialista em cabelos e medicina capilar, para dar dicas a quem está passando pelo mesmo processo de Camilla. Confira!
Qual a melhor maneira de cuidar dos cabelos crespos?
Os cabelos crespos são naturalmente mais ressecados e mais frágeis. Portanto, os cuidados com hidratação e reconstrução capilar devem ser dobrados, os fios precisam receber reposição dos lipídios que protegem essas cutículas constantemente, principalmente, antes de se aplicar produtos na raiz ou se expor as agressões externas do meio ambiente. Capriche na hidratação e na umectação com óleos vegetais, aplique o shampoo somente na raiz e dê preferência ao shampoo sem sal. Sempre que possível deixar secar naturalmente, sem uso de secadores ou chapinhas. Evite lavar com água muito quente e pentear os cabelos molhados, a não ser que esteja com máscara ou condicionador. E sempre a parte das pontas primeiro e depois a raiz.
Como cuidar das tranças?
Não deixe tempo demais. Retire após no máximo 2 meses. E de preferência, após retirar, de um tempo ao seu cabelo, não reaplique imediatamente. Lave as tranças no mínimo duas vezes por semana, pois elas acumulam detritos que fazem mal ao couro cabeludo. E o mais importante, nunca coloque tranças muito apertadas no couro cabeludo. Para soltar é só ir devagar e com calma.
O que é transição capilar?
É algo que exige paciência e esforço, mas costuma ser muito libertador também. O primeiro desafio é a aceitação do novo visual. Durante a transição, uma das etapas mais difíceis é encarar as duas texturas do cabelo, pois, enquanto as pontas ainda estão lisas, a raiz sem química está crescendo e se destacando. Para os fios, a transição capilar é benéfica pois aos poucos vão se livrando da química, porém durante esse processo o fio ainda está frágil e é muito importante intensificar a hidratação.