Compartilhar notícia
Recomendadas para evitar o contágio pela Covid-19, as máscaras têm causado uma diminuição na audiência de telejornais, principalmente os populares. Apesar de nenhum apresentador ou repórter falar isso abertamente, por receio de soar politicamente incorreto, fontes ouvidas pela coluna confirmam a situação.
Mesmo que a medida tenha sido adotada tanto como forma de preservar as equipes quanto para dar exemplo aos espectadores, as empresas televisivas têm sofrido protestos por conta de certas limitações oferecidas pelo acessório de proteção. “As emissoras têm recebido reclamações sim. Mas é um transtorno necessário e passageiro”, analisou um apresentador de um grande telejornal que prefere não se identificar. Ele também elencou razões que fazem as máscaras causarem diminuição nos televisores ligados:
- A máscara faz com que o telespectador tenha dificuldade para compreender o que é dito, especialmente os mais idosos;
- Com parte do rosto coberto, se tira a expressão facial: reações e emoções fazendo que estas não possam ser percebidas;
- Pessoas com deficiência auditiva perderam a oportunidade de compreender o que é dito porque não há como fazer leitura labial.
O assunto está sendo abordado apenas nos bastidores, sendo um ponto recorrente nas reuniões de pauta, pois os veículos de comunicação querem saber de que forma conseguirão se adaptar a essa realidade mantendo a quantidade de pessoas assistindo seus programas jornalísticos. Outra questão para a baixa na audiência é o fato de as crianças, em casa desde o início do isolamento social, estarem no comando do que é assistido.
“Estamos em ‘férias’ há praticamente oito meses. Com crianças cuidando do controle remoto. Por isso, as novelas tem crescido em audiência”, finalizou o apresentador.