Compartilhar notícia
Na última semana, o SBT adquiriu os direitos de transmissão exclusiva da Copa Libertadores da América até 2022 após a Globo não entrar em acordo com a Conmebol. O canal desembolsou nada menos do que US$ 60 milhões (cerca de R$ 316 milhões) pelas exibições e Silvio Santos comemorou “O público do SBT vai vibrar mais ainda com os gols que serão feitos na Copa Libertadores da América“. Porém, a audiência não colaborou.
Na estreia da transmissão da Libertadores na noite de quarta-feira (16/9), com exibição da partida entre Palmeiras e La Paz, o SBT amargou o terceiro lugar, atrás de Globo e Record. Segundo dados prévios de audiência, manteve 10 pontos de média, com picos de 12 pontos, na Grande São Paulo. A Globo, que transmitia Corinthians e Bahia pelo Campeonato Brasileiro, marcou média de 24 pontos.
A estratégia da Record de alterar o dia da realização da prova do fazendeiro para as quartas-feiras para competir com o futebol também funcionou. A Fazenda ficou em segundo lugar com média de 11 pontos de audiência. Tradicionalmente nas edições anteriores, a prova do fazendeiro era realizada às terças e o programa de quarta mostrava apenas um resumo do que aconteceu no dia entre os peões.
Apesar dos números, a audiência não chegou a ser uma derrota para o SBT. O canal cresceu cerca de 40% em relação aos índices do mesmo horário na semana passada. A TV de Silvio Santos exibirá os jogos da Libertadores sempre às quartas-feiras, às 21h30. A competição estava suspensa desde março devido à pandemia do Covid-19 e retomou os jogos na terça-feira (15/09).