metropoles.com

Saiba quem são os 23 artistas que saem fortalecidos da pandemia

Coluna analisa impactos da crise sanitária sobre a música e lista nomes que já estão prontos para a retomada dos shows

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
ze vaqueiro joao gomes gloria groove
1 de 1 ze vaqueiro joao gomes gloria groove - Foto: Reprodução

Os últimos 18 meses mudaram bastante a música no Brasil. Muitos nomes fortes simplesmente não souberam lidar com a adversidade e precisam urgentemente reestruturar suas carreiras. Outros artistas se fortaleceram com estratégias próprias e vários talentos novos surgiram por conta desse período que jamais será esquecido no meio artístico.

Gusttavo Lima e Henrique e Juliano agiram de formas completamente diferentes, usaram estratégias opostas, ambas bem sucedidas. Resultado: estão prontos e no auge nesta retomada dos shows.

24 imagens
Henrique & Juliano
Marília Mendonça
Maiara e Maraisa
Luan Santana
Bruno e Marrone
1 de 24

Gusttavo Lima

Material cedido ao Metrópoles
2 de 24

Henrique & Juliano

Reprodução/Instagram
3 de 24

Marília Mendonça

4 de 24

Maiara e Maraisa

Reprodução
5 de 24

Luan Santana

Rodolfo Magalhães
6 de 24

Bruno e Marrone

Reprodução/Youtube
7 de 24

Dupla começou a carreira há 27 anos

Flaney Gonzallez
8 de 24

Diego & Victor Hugo

Alysson Estopa/Divulgação
9 de 24

Dilsinho

Daniela Valverde/ Divulgação
10 de 24

MC Don Juan foi condenado pela Justiça de São Paulo por compartilhar foto de mulher em cama ao lado de segurança

Reprodução
11 de 24

Matheus Fernandes

Divulgação
12 de 24

Grupo Menos é Mais

Ribeiro Ricardo
13 de 24

Barões da Pisadinha

Reprodução/Twitter
14 de 24

Zé Vaqueiro

Reprodução/ Instagram
15 de 24

Xand Avião

Reprodução
16 de 24

Wesley Safadão

Reprodução/Instagram
17 de 24

João Gomes

Divulgação
18 de 24

Ludmilla

Reprodução/Instagram
19 de 24

Gloria Groove tem quase 2 milhões de inscritos, só no YouTube

Reprodução
20 de 24

Luisa Sonza

Instagram/Divulgação
21 de 24

Cesar Menotti & Fabiano

Reprodução
22 de 24

Tarcisio do Acordeon

Divulgação
23 de 24

Kevin O Chris

Reprodução / Instagram
24 de 24

Pabllo Vittar

Reprodução/Instagram

Gusttavo Lima e Henrique e Juliano agiram de formas completamente diferentes, usaram estratégias opostas, ambas bem sucedidas. Resultado: estão prontos e no auge nesta retomada dos shows.

Gusttavo ditou o rumo da música. O que ele fazia imediatamente era copiado. O cantor não parou e estava sempre um passo à frente. Já Henrique e Juliano foram mais estratégicos. Em 2020, sem poder faturar com shows, bateram todos os recordes de streamings. A dupla se recolheu, não embarcou na moda das lives, fechou um acordo milionário com a chegada da multinacional Virgin Music e preparou um repertório da mais alta qualidade para um DVD recém-gravado.

Tanto Gusttavo quanto Henrique e Juliano estão prontos para a retomada com trabalhos impecáveis, o que mantém seus cachês no topo. Ainda no sertanejo, Israel e Rodolffo souberam aproveitar a repercussão gerada pelo BBB 21 e também saem maiores desse período de desafios.

Também no sertanejo, a dupla Diego e Victor Hugo se consagrou ao emplacar um grande hit nas paradas. Facas foi a faixa mais executada do Spotify no Brasil no primeiro semestre de 2021. O vídeo da música, que tem a participação de Bruno e Marrone, superou a marca dos 300 milhões de views no YouTube.

Luan Santana aproveitou todas as mudanças impostas a todos nós e também recalculou a rota. O cantor trocou de gravadora e entrou para o cast da Sony Internacional, o que abre mais portas para uma possível carreira internacional. E alguns passos já foram dados nessa direção. Tanto que, em Portugal, o single Morena bateu o primeiro lugar na Apple Music.

As lives, que já entraram em total decadência, fortaleceram nomes já consagrados. Eles não emplacaram no Spotify, mas aumentaram consideravelmente seus cachês: Leonardo e a dupla César Menotti e Fabiano mostraram que no palco eles são fenomenais. E a pandemia só fez aumentar o interesse do público em ver um show deles.

Wesley Safadão, que no início da pandemia sentiu o impacto da paralisação, soube retomar sua produção industrial e continua a ser sinônimo de festa. E o forró, como um todo, manteve um público fiel. Tem pela frente uma dúvida: vai conseguir se manter relevante nas paradas?

No pop, Gloria Groove registrou um crescimento impressionante. E outro destaque é Pabllo Vittar. A artista lançou um álbum que caiu nas graças do público e da crítica, com regravações de sucessos de bandas do Pará e de Pernambuco. Batidão Tropical revitalizou o chamado tecnobrega e projetou o nome da drag queen mais seguida do Instagram em todo o mundo. E por falar em mundo, Pabllo também aproveitou o período pandêmico para se projetar no exterior. Os resultados começam a aparecer: a artista tem turnê internacional agendada para 2022 e vai percorrer a América do Norte e a Europa. E nesta sexta (03/09), bomba nos streamings com o lançamento de Fun Tonight, remix que faz parte de Dawn Of Chromatica, novo álbum de ninguém mais, ninguém menos que Lady Gaga. Detalhe: na música, Gaga cai no tecnobrega da drag brasileira.

Pandemia gera estagnação no sertanejo

Ao longo do último ano e meio, o gênero que dominava as paradas sofreu uma estagnação Impactado pela paralisação dos shows, o sertanejo perdeu espaço nos charts e deu brecha ao forró e suas variações: piseiro e pisadinha. Isso explica o fenômeno Barões da Pisadinha, que dominou o país, mas já dá sinais de queda, justamente por conta de usar um mesmo formato em todos os hits. Xand Avião descobriu o talentoso Zé Vaqueiro, mas a prisão de DJ Ivis compromete seriamente todo um movimento musical, tamanho o envolvimento dele na produção e composição dos hits.

Funk e pagode foram muito abalados. A rara novidade a ser celebrada foi o surgimento do Menos é Mais. Nos dois gêneros, a retomada se faz mais do que necessária e urgente.

De volta ao sertanejo, não sei o que houve com as sertanejas. O feminejo, tão celebrado tempos atrás, praticamente se calou. Só Marília Mendonça e Maiara e Maraisa produziram e estão de volta com As Patroas. De resto, houve uma paralisação assustadora.

Confira a lista dos artistas que saem fortalecidos da pandemia:

Gusttavo Lima
Henrique e Juliano
Marília Mendonça
Maiara e Maraísa
Luan Santana
Bruno e Marrone
Israel e Rodolffo
Diego e Victor Hugo
Dilsinho
MC Don Juan
Matheus Fernandes
Menos é Mais
Barões da Pisadinha
Zé Vaqueiro
Xand Avião
Wesley Safadão
João Gomes
Ludmilla
Gloria Groove
Luisa Sonza
César Menotti e Fabiano
Tarcisio do Acordeon
Kevin O Chris
Pabllo Vittar

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?