Saiba quem é Monark e por que ele está sendo cancelado na web
Youtuber, que comanda o podcast Flow, defendeu a criação de partido nazista, o que é proibido por lei, em programa na segunda (7/2)
atualizado
Compartilhar notícia
A web se viu chocada com um trecho de uma entrevista no Flow Podcast, programa de alta abrangência nas redes sociais, em que um dos apresentadores, conhecido como Monark, defendeu a criação de um partido nazista, proibida por lei. No trecho do programa, transmitido na segunda-feira (7/2), o apresentador argumenta com a deputada federal Tabata Amaral e defende a criação do partido por ser, segundo ele, a favor da liberação de “tudo”. Outro parlamentar que participava do debate e defendeu as ideias de Monark foi Kim Kataguiri.
O advogado Ricardo Brajterman, um dos representantes do grupo Judeus pela Democracia, afirmou à coluna que a fala é criminosa e que a pena pode variar entre 2 e 5 anos: “É absolutamente criminosa a sustentação da existência de um partido nazista. A lei 7.716/1989 no artigo 20, inciso primeiro, proíbe qualquer sinal, símbolo e ornamento que faça referência ao nazismo. O nazismo é um regime que prega o extermínio de minorias como judeus, negros, homossexuais, imigrantes e deficientes físicos. Por conta disso, em tese, essa fala manifestada dentro do programa (Flow), pode ser considerada pelo Ministério Público uma propaganda nazista e portanto, criminosa.”
Após a repercussão negativa, o apresentador se desculpou em vídeo nas redes sociais, alegando que estava bêbado e que não soube expressar bem suas ideias.
Bruno Aiub, conhecido como Monark, é dono e um dos apresentadores da atração que faz enorme sucesso no YouTube, com mais de 3,6 milhões de seguidores e quase 500 milhões de visualizações na plataforma. Ele divide espaço com Igor Coelho, conhecido como Igor 3K, em entrevistas que abrangem diversos temas, que vão de política, música, games a entretenimento. O programa passou a fazer muito sucesso em 2020, durante a pandemia de Covid-19, e diversificou suas produções ao longo de 2021. A empresa, chamada de Estúdios Flow, já possui outras dez produções.
Apesar do pedido de desculpas, a repercussão das falas de Monark já começou a render prejuízos ao grupo. Em comunicado, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) retirou do Flow Sport Club, programa de esportes da empresa, os direitos de transmissão do campeonato carioca de futebol. Além disso, o ex-jogador de futebol e ídolo do Flamengo, Zico, que ia dar entrevista ao segmento de esportes da casa na tarde desta terça-feira (8/2), cancelou a ida ao programa.
Maurício Meirelles, humorista que tem entrevista marcada com Flow Podcast na próxima quinta-feira (10/2), falou com exclusividade à coluna sobre a conduta de Monark: “Eu já encontrei o Monark outras vezes, e falei sobre esse assunto com ele, que não se deve dar espaço a nenhum pensamento nazista ou que incentive isso de alguma maneira. Eu faço isso no Achismos (programa de autoria do humorista no YouTube), eu nunca tento trazer alguém com um pensamento tão errado. Pois acredito que um nazista com bom pensamento, convence muita gente. E convencendo três pessoas já é um estrago”.
Com a repercussão negativa, Maurício não vai mais ao programa e sugere que o Flow convide alguém que possa discutir o assunto com propriedade, corrigindo o erro cometido por Monark: “Eu resolvi fugir desse caminho de destruir reputação só. Acho legal ele usar esse microfone que usou para falar groselha, para trazer um cara que pode falar coisas interessantes sobre o que foi dito”.
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.