metropoles.com

Saiba mais sobre a lipo HD, que conquistou Ludmilla, Gretchen e Virgínia

A coluna conversou com o cirurgião plástico Leandro Faustino para tirar dúvidas sobre o procedimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
reprodução
lipo hd
1 de 1 lipo hd - Foto: reprodução

Ultimamente, parece que a cada semana uma famosa diferente divulga que fez a lipoaspiração de alta definição (LAD), também chamada de lipo HD. Entre os nomes conhecidos que passaram pelo processo, estão Ludmilla e Brunna Gonçalves, Gretchen, Virgínia Fonseca, Flay e Giovanna Chaves. Como boas influenciadoras que são, elas fazem com que outras pessoas também se interessem pela cirurgia.

Porém, o público que vê as famosas exibindo os abdomens definidos no bisturi muitas vezes nem imagina como tudo é feito. Por isso, a coluna procurou o cirurgião plástico Leandro Faustino para tirar todas as dúvidas sobre o procedimento e explicou como essa técnica funciona.

“Na LAD, o cirurgião plástico faz uma lipoaspiração em diferentes camadas. Em vez de retirar só a gordura, ele também desenha os músculos que ficam abaixo. Nas bordas dos músculos, o cirurgião faz uma lipo um pouco mais intensa para fazer uma depressão. Em cima, o cirurgião retira menos gordura para que o músculo fique em relevo. É isso que dá o aspecto de três dimensões”, explica o médico.

Veja famosas que fizeram o procedimento:

5 imagens
Brunna Gonçalves é dançarina
Gretchen fez lipo lad recentemente
Flayslane
1 de 5

Ludmilla compartilhou o resultado da lipo HD

Reprodução/Instagram
2 de 5

Brunna Gonçalves é dançarina

Reprodução/Instagram
3 de 5

Reprodução/ Instagram
4 de 5

Gretchen fez lipo lad recentemente

Instagram/Reprodução
5 de 5

Flayslane

Instagram/Reprodução

Apesar de a técnica estar sendo mais vista no abdômen, Faustino diz que a LAD pode ser feita em diversas outras áreas do corpo. “A lipoaspiração de alta definição pode ser feita em todos os locais do corpo onde haja gordura. Ela é muito feita para deixar os braços torneados, os ombros mais atléticos. É possível fazer na região das costas, das coxas, até na panturrilha”.

Aumento na procura

E se o leitor tiver a impressão de que muito mais pessoas do que o normal estão fazendo a lipo HD, está certo. “Na minha clínica, houve um aumento de quase 80% na quantidade de procedimentos em relação ao mesmo período do ano passado. Sem dúvida nenhuma houve um ganho de peso das pessoas, que ficaram bastante sedentárias durante o isolamento social”, afirma o cirurgião.

O aumento desses números também pode ser explicado porque a quantidade de cirurgias plásticas caiu bastante durante os primeiros meses da pandemia da Covid-19. “As pessoas não queriam ir para os hospitais fazer procedimentos. Então, eu penso que talvez já quisessem fazer a cirurgia e não pudessem. E agora houve um aumento muito grande na procura por procedimentos estéticos, principalmente a lipoaspiração”, garante Faustino.

No entanto, a LAD não é recomendada para todo mundo. “A melhor indicação é para pessoas que não estão muito acima do peso e que praticam atividade física regularmente. Porque a gente vai definir a musculatura e o contorno tem que ficar harmônico. Do contrário, o resultado será muito artificial. A melhor maneira de garantir um bom resultado é indicar a cirurgia para os pacientes adequados”, comenta o médico.

O cirurgião plástico Leandro Faustino

Além disso, é preciso se preocupar em manter o resultado depois. “Variações de peso são as modificações corporais que mais alteram os resultados da lipoaspiração. Quando a pessoa perde muito peso, gera uma flacidez de pele. Quando ganha muito peso, a pessoa vai sobrepor um excesso de gordura nas regiões musculares. Isso vai gerar uma aparência não muito agradável esteticamente”, afirma Faustino.

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode realizar o procedimento legalmente. “Não existem limites precisos de idade para fazer a lipoaspiração HD desde que a pessoa seja saudável. A idade média da LAD fica no extrato dos mais jovens, entre 20 e 35 anos”, diz o cirurgião plástico. Como a lipoaspiração HD é um procedimento mais agressivo, sua recuperação demora de 14 a 20 dias.

A técnica da lipoaspiração de alta definição é bem recente. Ela foi criada pelo cirurgião plástico colombiano Alfredo Hoyos e descrita pela primeira vez em 2007. “Ele levou anos divulgando a técnica. No Brasil, a LAD se tornou mais forte a partir de 2015, mas levou um tempo para os cirurgiões plásticos aprenderem e terem resultados. E desde o ano passado, a lipo HD começou a se difundir mais e cair no gosto popular das pessoas”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?