Compartilhar notícia
Para quem pensou que o TikTok seria uma ferramenta passageira, enganou-se. A plataforma é um dos maiores canais de comunicação para viralização até mesmo de ritmos musicais, assim como aconteceu com o brega funk e o mais recente ritmo piseiro ou pisadinha, onde o público reproduz com êxito todas as letras e coreografias presentes no aplicativo.
A coluna conversou com Thiago Soares, especialista em marketing e estratégias de marketing sobre o crescimento do aplicativo, “O TikTok passou a ser uma ampla ferramenta de amplo uso do mercado publicitário, a partir da popularização de seu uso. Tanto grandes empresas começaram a utilizar para atingir o público mais jovem, como também usaram influenciadores e famosos para publicações com objetivo na publicidade”, diz ele.
Uma das questões mais interessantes foi a mudança do modelo de peça publicitário que o mercado possuía anteriormente, ainda que esse modela já estivesse passando por adaptações para que ele coubesse dentro de ferramentas como o Instagram. “O TikTok foi responsável por um momento de ruptura neste conceito e quebra de paradigmas , na criação de novos modelos de fazer publicidade, continua Thiago.
Hoje, a ferramenta é importante para empresas e influenciadores que encontram nela um ambiente interessante para a divulgação de marcas, serviços e produtos. Como ocorreu na última edição de A Fazenda, onde os participantes criavam conteúdos para se conectar com público em diferentes formatos: dança, respondendo usuários e fazendo performances. Quanto mais views, mais dinheiro o usuário ganha da plataforma de viralização.
Dentro deste espectro é possível notar que algumas empresas e outras não tiveram necessidade de se adaptar mudando o seus elementos de comunicação e deixaram com que os Tik Tokers, em si, fossem os responsáveis pela criação do conteúdo. “Mas é preciso obedecer a guideline [diretrizes das empresas] da comunicação. Assim, ele foi importante no fortalecimento da parceria entre famosos x influenciadores x empresas, dando uma liberdade maior de criação para as celebridades, tornando a comunicação mais fluida e interessa.”, completa.
Ou seja, não é preciso que necessariamente que Barões da Pisadinha ou uma outra marca estejam na plataforma oficialmente para ver suas músicas sendo reproduzidas ou seu produto exposto. Os famosos e influenciadores fazem isso e geram buzz para as marcas. “Entramos em uma nova era da publicidade, a partir do TikTok , e após ele outras redes estão oferecendo mecanismos parecidos, como o Reels no Instagram.”, completa.