Compartilhar notícia
Nesta terça-feira (4/8) é celebrado o Dia do Padre. Para comemorar a data, a coluna conversou com o padre Reginaldo Manzotti, que contou um pouco mais de sua rotina entre o sacerdócio e seu trabalho de evangelização por meio da mídia. “Ser padre é muito gratificante, na medida em que se vive com autenticidade, com verdade. Sem isso, nada vale a pena”, conta ele.
Manzotti é padre há 25 anos, mas encontrou nas funções de apresentador de rádio e TV, compositor, escritor e cantor uma maneira de levar a palavra de Deus para mais pessoas do que poderia atingir somente em sua paróquia. O clérigo entra no ar ao vivo para todo o Brasil de segunda a sábado no programa Experiência de Deus.
“Os relatos que recebo diariamente mostram o quanto as pessoas estão sedentas por Deus, o quanto elas precisam de uma orientação, uma palavra de conforto ou até mesmo um ‘puxão de orelha’. São testemunhos que nos fazem pensar o quanto é necessário levar a Palavra de Deus e seus ensinamentos ao maior número de pessoas possível. Por isso, tenho intensificado o trabalho nas redes sociais, na TV e na rádio, principalmente durante esse período de isolamento social”, diz Manzotti.
Devido à pandemia, a missa que Manzotti preside diariamente ao meio-dia no Santuário de Guadalupe, em Curitiba, está sendo transmitida pelas redes sociais, rádio e TV, enquanto a igreja permanece fechada, seguindo as orientações sanitárias do governo municipal. O religioso acredita que isso seja muito importante para levar conforto aos fiéis, que podem estar se sentindo mais ansiosos, depressivos ou assustados neste momento.
Mas ele espera que as celebrações continuem passando de forma on-line mesmo após o fim da pandemia. “Acredito que todos nós, servos de Deus, iremos continuar desempenhando esse papel de ‘médico da alma’. Além disso, espero que as transmissões das celebrações continuem sendo feitas nas redes sociais, para facilitar o encontro com Deus àqueles que não podem frequentar as igrejas”, comenta.
Sobre o sacerdócio, Manzotti declara: “Ser padre para mim significa uma forma de responder o meu profundo amor a Deus. Significa poder de alguma forma pastorear as pessoas para Deus, mas mais do que isso, ser padre para mim é uma forma da minha própria santificação. Santificando-me posso santificar o povo. Ser padre para mim significa me oferecer todos os dias em favor do povo e para o povo para nossa salvação a Deus. Ser padre significa acordar todos os dias e dizer: quero servir a Deus, servir a Igreja e servir o povo”.