Compartilhar notícia
Com a exposição da Banca Digital, por meio de reportagens publicadas pela coluna Leo Dias desde o domingo (4/7), muitas pessoas resolveram quebrar o silêncio e se tornaram testemunhas reais de que o esquema é forte dentro do Instagram. Uma delas é o publicitário e relações públicas Guilherme Barros, de Uberlândia, Minas Gerais, e que mora há 15 anos no Rio de Janeiro. Ele procurou este colunista para também tornar público o seu relato. No caso dele, ofereceram o selo de verificação da rede social por R$ 5 mil.
“No Rock in Rio de 2019, fui apresentado a um rapaz que me ofereceu o selo de verificação do Instagram dizendo ter um ótimo relacionamento com a empresa. Trocamos telefones e, dias depois, a assistente dele me ligou dizendo que eu precisava de algumas matérias em certos sites para que a minha verificação fosse dada. Nesta mesma ligação, ela me informou que o valor pelo trabalho era de R$ 5 mil e não topei. O selo é para afirmar a veracidade que o perfil é realmente de artistas, celebridades e blogueiros. Não é o meu caso”, conta Barros.
Um selo de verificação é uma marca exibida ao lado do nome de uma conta do Instagram nas pesquisas e no perfil. Isso significa que o aplicativo confirmou que a conta é a presença autêntica da figura pública, da celebridade ou da marca que ela representa. De acordo com as diretrizes do Instagram, não é usado o selo de verificação para apoiar e reconhecer figuras públicas ou marcas. É uma ferramenta para ajudar as pessoas a encontrar as contas reais de figuras públicas e marcas. Ele indica que a conta do Instagram é notável e autêntica.
Ainda segundo o Instagram, não é possível alterar o nome de usuário da conta após a verificação. Além disso, a verificação não pode ser transferida para uma conta diferente. Contas que se passam por figuras públicas ou por outras pessoas violam as Diretrizes da Comunidade e não são permitidas no aplicativo.
Enviar uma solicitação de verificação não garante que sua conta seja verificada. Depois de analisada, você receberá uma notificação confirmando ou recusando na guia “Notificações”. O Instagram lembra que nunca solicita o pagamento pela verificação de uma conta ou entrará em contato para solicitar a confirmação do seu pedido.