Psicóloga detalha a neurociência por trás de agressão de Maria
Especialista descreve como a ciência pode explicar as atitudes da sister, que foi expulsa da casa nesta terça-feira (15/2)
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta terça-feira (15/2), Maria foi expulsa do BBB22 após agredir Natália na segunda-feira (14/2). Pensando nisso, a coluna LeoDias resolveu trazer uma abordagem diferente a este assunto. Falamos com a psicóloga Maria Rafarf para entender como a neurociência pode explicar a atitude da sister.
Segundo a especialista, muitas vezes a justificativa para atitudes como as de Maria acontecem por se tratar de pessoas de “personalidade forte”, no entanto, a resposta pode estar no cérebro: “Pessoas que relatam dificuldade em controlar as próprias atitudes tendem a se justificar como sendo ‘passionais, verdadeiras, ou de personalidade forte’. Quando, na realidade, têm dificuldade em acessar uma outra região cerebral, mais racional, em momentos de tensão.”
A região do cérebro ao qual a psicóloga fala é o lobo frontal: “Nós temos a capacidade de mediar nossos atos através de uma estrutura muito nobre chamada lobo frontal. O lobo frontal surgiu na espécie humana depois do sistema límbico, que é o nosso centro de emoções.”
Segundo a especialista, essa região é importante por administrar as emoções e o raciocínio. Logo, em seres humanos com pleno funcionamento cerebral, a psicóloga conclui que não há justificativas para agressividades sem filtro. “Em momentos de tensão, mesmo sendo natural que fiquemos emocionados inicialmente, temos a capacidade de pensar antes de agir e de elaborar uma reação, ao evocar o raciocínio. Não há justificativas para agressões sem filtro: fosse assim, nossa vida seria uma agressividade sem fim”, concluiu.
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.