metropoles.com

Prisão do DJ Ivis abala o piseiro no Brasil

Coluna analisa impactos da prisão do produtor sobre o gênero, que já foi um dos mais executados nas plataformas digitais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
DJ Ivis
1 de 1 DJ Ivis - Foto: Reprodução

Um dos principais nomes do piseiro no país, DJ Ivis caiu em desgraça ao ser preso em julho deste ano, depois de ter agredido a mulher, Pâmela Holanda. Mas o baque não foi sentido apenas pelo artista: com ele, Ivis levou todo o gênero musical para o buraco. Se antes o estilo dominava as plataformas de streaming ao redor do Brasil, agora os artistas que vivem do forró suam muito mais a camisa para conseguir emplacar um novo hit. E muitos não alcançam esse objetivo.

O talento de Ivis nunca foi questionado. O DJ era um dos destaques da agência de Gusttavo Lima, além de assinar quase todos os hits lançados pelos Aviões do Forró, além de produzir Zé Vaqueiro, um dos principais destaques da nova geração do piseiro.

5 imagens
O DJ é acusado de agredir a ex
DJ Ivis
O músico foi fenômeno em todo o Brasil
Mas acabou preso
1 de 5

DJ Ivis preso

Reprodução
2 de 5

O DJ é acusado de agredir a ex

Reprodução
3 de 5

DJ Ivis

Reprodução/Instagram
4 de 5

O músico foi fenômeno em todo o Brasil

Reprodução
5 de 5

Mas acabou preso

Reprodução

Esquema Preferido, de Os Barões da Pisadinha, e Basta Você Me Ligar, de Xand Avião, são apenas algumas das canções que tiveram a canetada de Ivis. Antes de parar na prisão, o DJ era o compositor com mais hits nas emissoras de rádios do país, de acordo com a Charts Compositores da Audiência!, empresa de streaming de dados de emissoras de rádio do Brasil, Portugal e alguns países da América Latina. De 1 a 21 de janeiro ele alcançou 115.304 execuções. O 2º da lista era Shylton, aquele amigo de Juliette Frete, com 81.949.

Os números do DJ Ivis caíram 70% no Spotify. No auge, ele chegou a bater 7.000.000 de ouvintes mensais na plataforma e hoje acumula 2 milhões de ouvintes. Até mesmo uma turnê já estava sendo planejada para o segundo semestre de 2022. Com razão, músicos e empresas romperam contratos, cancelaram e apagaram os lançamentos que envolviam o nome do músico. Xand Avião, sem sombra de dúvidas, é o nome que mais sentiu no bolso com a prisão de Ivis. Ele era o compositor, produtor e diretor artístico da Vibe, escritório de agenciamento artístico de Xand. A correria por lá tem sido grande para achar um substituto.

A Som Livre, gravadora que tinha quatro músicas de seus artistas em parceria com o DJ, excluiu as faixas das plataformas de streaming. Já o Spotify, Deezer, Apple Music e o Sua Música baniram o artista de suas playlists oficiais.

Em contrapartida, podemos citar o nome de João Gomes, novo talento do gênero que vem crescendo diariamente nos charts. Meu Pedaço de Pecado está na segunda colocação do Spotify e apenas nas últimas 24 horas totalizou mais de 800 mil streams.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?