Prestes a completar 70 anos, novelas ganham novo fôlego no streaming
Sete décadas depois da estreia da primeira produção do gênero no país, folhetins ultrapassam limites da TV aberta em novas plataformas
atualizado
Compartilhar notícia
Quando os diretores da extinta TV Tupi puseram no ar o primeiro capítulo de Sua Vida Me Pertence, em 21 de dezembro de 1951, talvez não pudessem imaginar a importância do que estavam criando. Passados 70 anos, a novela segue como o principal produto da televisão aberta no país e dá sinais de renovação com a chegada das plataformas de streaming.
Recentemente, a HBO Max anunciou a contratação de Silvio de Abreu, um dos mais respeitados autores de novelas do país. Responsável por sucessos como Guerra dos Sexos (1983), Rainha da Sucata (1990), A Próxima Vítima (1995) e Belíssima (2005), Silvio será o responsável pelo desenvolvimento do que a plataforma vem chamando de telesséries. Apesar do novo nome, as produções devem oferecer aos assinantes uma hibrido das séries e da boa e velha telenovela. No novo formato, as tramas seriam condensadas em menos capítulos, trazendo para o gênero o dinamismo e agilidade consagrados nas séries.
A redução do número de capítulos era uma reivindicação antiga dos autores responsáveis pela criação das tramas exibidas na TV. Segundo eles, seria impossível manter o frescor e o ritmo de uma narrativa ao longo de intermináveis 200 capítulos. Com a ampliação da oferta das séries pelas plataformas de streaming e a consequente popularização de histórias contadas em temporadas de até 10 episódios, a setentona telenovela parece ter precisado se adaptar aos novos tempos.
O próprio Silvio de Abreu, ainda no comando da dramaturgia da TV Globo, tomou decisão em favor das produções mais curtas. Na época, o então diretor global determinou que as produções passariam a ter, no máximo, 161 capítulos. Bem menos, por exemplo, que os 216 escritos por Benedito Ruy Barbosa em Pantanal (1990), que está prestes a voltar ao ar em remake produzido pela Globo.
Verdades Secretas 2, primeira trama global produzida para o streaming, já está adaptada aos novos tempos. Os capítulos vêm sendo oferecidos ao público em lotes de 10. E a resposta não poderia ser melhor: a sequência da saga da modelo Angel vem batendo recordes de horas assistidas no Globoplay e tem trazido novos assinantes para a plataforma, que já estuda a produção de novas tramas curtas.
Ao longo destes quase 70 anos, inúmeros críticos anunciaram que as novelas estavam a um passo da extinção. As notícias mais recentes, no entanto, atestam que ainda veremos muitos capítulos da história de amor entre os telespectadores brasileiros e esse formato. Talvez, com ajustes aqui e ali, é verdade, mas sem deixar de ser a boa e velha novela.
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.