Prêmio Multishow está desconectado da realidade musical do Brasil
Cheia de indicações questionáveis – para dizer o mínimo – premiação musical se distancia daquilo que o brasileiro de fato escuta
atualizado
Compartilhar notícia
A lista de indicados ao Prêmio Multishow 2021 mostrou que o canal de variedades do Grupo Globo parece não ter entendido o que de fato caiu no gosto popular nos últimos 12 meses. A indicação da faixa Calma, de Marisa Monte, para a categoria Música do Ano é uma das mais irrefutáveis provas da falta de de conexão entre a premiação global e a realidade.
Não se trata aqui de questionar o talento, a relevância, o tamanho ou a qualidade artística de Marisa Monte. Tudo isso segue inabalável e ela, discreta como sempre, continua no olimpo das deusas do gênero que se convencionou tratar por MPB. A questão é que a categoria “música do ano”, por definição, traduz o reconhecimento à canção mais ouvida, mais tocada e mais cantada ao longo dos últimos meses. E isso, definitivamente, é tudo o que Calma jamais foi.
Lançada em junho de 2021, como single do álbum Portas – o primeiro solo com inéditas de Marisa em 10 anos, Calma não chegou a ser uma unanimidade sequer entre os mais fiéis e apaixonados fãs da cantora e compositora carioca. Publicado no canal oficial da cantora no YouTube em 10 de junho, o clipe da canção soma 3,3 milhões de visualizações até a tarde desta terça-feira (19/10), mesmo número de plays obtidos no Spotify.
Para título de comparação, o clipe de Batom de Cereja, de Israel e Rodolffo, lançado em fevereiro, conquistou cem vezes mais visualizações na plataforma de vídeos. Oito meses depois da estreia, já são mais de 357 milhões de views no YouTube. O tema dos sertanejos também foi indicado na categoria Música do Ano.
Daqui a 10, 15 anos…será que reportagens e estudiosos da música lembrarão de qual canção como a que mais fez sucesso neste conturbado 2021?
Se o Prêmio Multishow tem critérios outros para definir como são escolhidas as indicadas na categoria Música do Ano, faria por bem explicitá-los. Do jeito que está, o prêmio parece feito para agradar à Zona Sul carioca. Uma falha grave, afinal, Leblon e Ipanema estão longe de representar o Brasil verdadeiro, popular.
A inclusão de Calma na lista soa quase como um pedido ao público, mais uma vez intrigado com os bastidores da premiação…
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.