Compartilhar notícia
A influenciadora Rafa Kalimann recebeu duras criticas nas redes sociais neste domingo, após repostar um vídeo de um pastor dizendo que não apoia o casamento gay, mas respeita. A postagem não foi bem recebida pelo público e sua imagem pode ficar arranhada com marcas patrocinadoras da influenciadora no Instagram.
O impacto da publicação pode afetar sua imagem no mercado publicitário. A influencer e contratada da Rede Globo chega a cobrar o valor de R$ 50 mil por post para divulgar uma marca nos stories e fazer marcações. “Muitas empresas têm receio de defender uma posição em relação a assuntos de interesse social, como empoderamento feminino, a luta contra a homofobia, o combate ao racismo entre outros”, explicou Romulo Jacques, publicitário e especialista em marcas.
No entanto, é preciso cautela em se posicionar sobre temas mais delicados. “Há, ainda hoje, um medo de que estes posicionamentos possam, de alguma forma, comprometer ou causar algum tipo de problema à marca. Ela pode perder contratos por conta disso”, continua ele.
“Uma coisa é não defender essas bandeiras, outra é se posicionar contra. O mercado da publicidade até admite a omissão, mas aceitar posicionamentos contrários é um pouco demais. A publicação da Rafa Kalimann é um exemplo claro disso”, diz.
Para ele, o público consome marcas engajadas em causas sociais e que demonstram empatia. “Cada vez mais, os consumidores estão vendo com bons olhos marcas engajadas, o que pode pesar positivamente em suas decisões. E sem dúvidas, essa publicação pode manchar a imagem da Rafa, é preciso que o posicionamento não seja da boca para fora. ”, conclui Romulo.