Novelas chegam aos 70 anos mais diversas e menos vistas do que nunca
Produto mais importante da televisão brasileira ganhou em sofisticação, técnica e prestígio, mas audiências estão em declínio
atualizado
Compartilhar notícia
Quando a extinta TV Tupi pôs no ar o primeiro capítulo de Sua Vida Me Pertence, ninguém poderia imaginar que aquele seria o pontapé inicial de uma das mais bem sucedidas histórias do audiovisual em todo o mundo. Setenta anos depois, o Brasil é reconhecido no exterior como o maior produtor de novelas e as tramas criadas aqui encantam telespectadores pelos quatro cantos do planeta. A trajetória de sucesso, celebrada neste 21 de dezembro, não impede uma constatação: a audiência das telenovelas está em franco declínio.
Um feito como o alcançado pela primeira versão do clássico Selva de Pedra hoje soa impensável. E impossível! Em 4 de outubro de 1972, a Globo exibia o capítulo de número 152 da trama de Janete Clair. O público parecia ávido pelo desenrolar dos acontecimentos da história e fez com que o folhetim batesse a marca de 100% de audiência no Rio de Janeiro. Sim! Todos os aparelhos de TV da Cidade Maravilhosa estavam sintonizados para acompanhar as desventuras de Simone Marques e Cristiano Vilhena, interpretados por Regina Duarte e Francisco Cuoco. No episódio em questão, o personagem de Cuoco revelava a farsa vivida pela mocinha, que havia simulado a própria morte, assumindo outra identidade após sofrer um acidente.
Quase 50 anos depois, vejam vocês, a principal novela da TV Globo traz novamente à tona uma troca de identidade no horário nobre. em Um Lugar Ao Sol, Christian finge que é o irmão, Renato, em busca de melhores oportunidades de vida. A busca do gêmeo pobre por uma vida melhor, no entanto, não parece ter comovido o público. Com pouco mais de 30 capítulos exibidos, a trama de Lícia Manzo perdeu o posto de programa mais visto da TV brasileira e só superou a audiência do Jornal Nacional em nove episódios. Até aqui, a novela das 21h registra média de 22,7 pontos na Grande São Paulo, o que dá à produção o título de novela com a menor audiência da faixa em todos os tempos.
A informação, é claro, precisa ser analisada com cautela. Primeiro, porque a população que parou em 1972 para ver Selva de Pedra era muito menor que a que, em 2021, não tem se comovido com os percalços dos gêmeos vividos por Cauã Reymond. E, além disso, porque a novela atual foi lançada de uma forma um tanto quanto atabalhoada, sem uma campanha massiva de divulgação, como a TV Globo sempre se empenhou em fazer. Soma-se a isso o fato de que a pandemia felizmente tem arrefecido e muita gente parece preferir espairecer fora de casa depois de quase dois anos de tantas restrições sanitárias.
A queda da audiência de outros programas da faixa noturna reforça essa interpretação. Jornal Nacional, e as novelas das seis e das sete também têm derrapado bastante. E, como se não bastasse, a concorrência dos serviços de streaming e de plataformas como o YouTube – cujos consumos explodiram durante a pandemia – também parece ter roubado parte do público da TV aberta.
Antenada, a Globo parece entender que o futuro realmente já começou – e aponta para o streaming. Lançada exclusivamente no Globoplay, Verdades Secretas 2 foi a novela mais vista na plataforma do Grupo Globo em 2021. Turbinada pelo vasto cardápio de cenas de sexo, a trama aguçou os sentidos do público e chegou ao fim deixando no ar a certeza de uma terceira temporada engatilhada.
Aos 70 anos, a novela parece caminhar para se tornar menos um fenômeno de massas e, cada vez mais, um produto nichado, diverso. Se no início, tudo era dramalhão, daqui pra frente o caminho que parece se abrir é o das tramas voltadas para segmentos específicos do público. Enquanto as crianças podem se divertir com as infantis do SBT, os voyeurs dão asas às fantasias com Verdades Secretas 2. Para os religiosos, as bíblicas da RecordTV. Aos amantes de grandes diálogos e brilhantes interpretações, Um Lugar Ao Sol. Se a audiência não é a mesma da dos tempos de Selva de Pedra, paciência. Enquanto houver alguém disposto a acompanhar uma boa história, haverá público para ver novelas. Seja na TV, seja no streaming…seja onde for.
A seguir cenas dos próximos capítulos…
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.