metropoles.com

Noronha divide turistas e prefeitura é acusada de segregação

A prefeitura decidiu usar pulseiras para diferenciar o público que visita o arquipélado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Fernando de Noronha
1 de 1 Fernando de Noronha - Foto: Reprodução/Instagram

Que Fernando de Noronha é um dos lugares preferidos pelos ricos e famosos, isso não há dúvidas. Viajar para o local é considerado um luxo. Porém, na última terça-feira(17/8), os internautas se revoltaram nas redes sociais por conta da seletividade que está sendo feita com turistas divididos por pulseiras para pagamentos e benefícios.

Quem chega ao local recebe, de forma gratuita, uma pulseira eletrônica para realizar pagamentos na ilha sem precisar de acesso à internet. A diferenciação das pulseiras por cores, no entanto, foi entendida pelo público como uma forma de segregação de pessoas.

5 imagens
O local é paradisíaco
E apaixona anônimos e celebridades
As pulseiras causaram críticas
O que você acha?
1 de 5

O que significa cada pulseira

Reprodução
2 de 5

O local é paradisíaco

Imagem cedida ao Metrópoles/Kakau Lossio
3 de 5

E apaixona anônimos e celebridades

Imagem cedida ao Metrópoles/Kakau Lossio
4 de 5

As pulseiras causaram críticas

Reprodução/Instagram
5 de 5

O que você acha?

Reprodução/Instagram

Ou seja, é a dissociação em que grupos e indivíduos perdem o contato físico e social. É uma forma de distanciamento social como, por exemplo, separação de ricos e pobres, negros e brancos, brasileiros e estrangeiros.

A diferenciação das pulseiras acontece da seguinte forma: a azul é destinada a visitantes que desejam levar a item como souvenir e recarregar o valor que quiser, além de receber brindes em restaurantes selecionados. A preta é para turistas que recarregam no mínimo R$ 10 mil; estes recebem descontos diferenciados e acessos garantidos em restaurantes. 

A cor roxa, a mais exclusiva de todas e com os mesmo privilégios da preta, é apenas para artistas, celebridades e influenciadores.  A verde é de temática ecológica e não pode ser levada como lembrança da viagem.  Já a cinza será disponibilizada para os moradores da ilha, que apenas aproveitarão a novidade de ter a bibelô. 

Repercussão

No Twitter, a atriz e cineasta Paula Braun foi uma das que criticaram a medida tomada e questionou sobre quem receberia os privilégios. “Gente, conseguiram fazer de Noronha uma imensa área vip com diferenciação social. Estragam tudo! Era um parque ecológico, sabe? Pulseira para influencer? Sério? Que triste a sociedade”, escreveu ela.

Paula até aprova a ideia do uso de pulseira, desde que não precise separar o público por classe social. “A ideia da pulseira é boa, mas a separação de cores é triste. Eu espero que repercuta e revejam isso”.

No final do ano, celebridades costumam escolher Noronha para comemorar um novo ano. Giovanna Ewbank, Bruno Gagliasso, Bruna Marquezine, Hugo Gloss, Marina Ruy Barbosa, Manu Gavassi, Neymar, entre outros, postam fotos em lugares paradisíacos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?