Neurocirurgião explica o que Sthe Matos pode ter no cérebro
Sthefane Matos foi internada em uma UTI de um hospital em Salvador nesta segunda-feira (21/3)
atualizado
Compartilhar notícia
A notícia de que a influenciadora Sthefane Matos foi internada nesta segunda-feira (21/3) por conta de um sangramento cerebral deixou a web se questionando sobre o que poderia ter causado isso. Em nota, a assessoria da artista atualizou seu estado de saúde, afirmou que ela não teve um AVC e que a hipótese médica é de que a ex-peoa da Fazenda 13 teve uma “contração das veias do cérebro”. Buscando explicar o que pode levar uma pessoa a ter um sangramento na região, a coluna LeoDias conversou com o Doutor Wanderley Cerqueira de Lima, médico especializado em Neurocirurgia do Hospital Albert Einstein e da Rede D’Or em São Paulo.
O neurocirurgião detalha que a contração das veias acontece por conta da diminuição do calibre dos vasos na região cerebral: “Todo paciente que tem um sangramento cerebral, o sangue que se espalha, geral ou localizado, leva o que chamamos de uma irritação na parede das artérias, uma artéria mais calibrosa (maior) ou mais fina. Consequentemente, vai diminuir o calibre, aí nós damos o nome de vasoconstrição, que é justamente a contração dos vasos”. Além disso, a fim de conscientização, o neurocirugião explicou o que também pode causar um sangramento cerebral, lembrando que nenhum dos casos abaixo é visto como o caso de Sthe.
Segundo o médico, as causas podem ser variadas e dependem muito da idade de cada paciente: “É bem mais comum o paciente ter um diagnóstico chamado Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, geralmente em pacientes com idade mais avançada. Às vezes, o paciente não sabe que tem uma malformação vascular dentro do crânio que pode ser desde um aneurisma até pequenas malformações de artérias, o que causa uma predisposição para ter o sangramento”.
Wanderley também alerta que uma causa comum de sangramento intracraniano são as rupturas de aneurismas cerebrais: “Sangramentos espontâneos e, geralmente, de forma aguda, são as rupturas de aneurismas cerebrais que são pequenas dilatações de artérias que são uma malformação também e o paciente nem tem. No entanto, quando surgem em um primeiro momento, podem ser através de sangramentos quando vem uma dor de cabeça súbita, as vezes fica de rigidez de nuca, perde a consciência e pode até entrar em coma. Tem que ser feito um diagnóstico bem rápido através de um exame chamado angiotomografia ou artériografia”.
Dias antes de ser internada, Sthe Matos vinha convivendo com uma possível virose, segundo nota oficial da equipe da influenciadora. O neurocirurgião alerta que, mesmo não sendo o caso de Sthe, quadros infecciosos podem aumentar os riscos de sangramentos cerebrais: “(Infecções como meningite bacteriana ou viral) Podem levar a inflamação do cérebro, ou melhor dizendo, das meninges que envolvem o cérebro ou eventualmente levar a vasculite, que são inflamações de artérias e veias. Com isso, predispõe, com a fragilidade do vaso fica bem mais fraca, a facilitar um sangramento”.
O médico também ressalta que pacientes com suspeita de covid-19 – mesmo que Sthe tenha testado negativo – por ser uma doença viral, pode acometer vários órgãos do organismo: “O sangramento é comum na doença Covid-19, seja qual for a variante”.
Fique ligado!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.