Compartilhar notícia
Não é de hoje que o público tem questionado o relacionamento de Carla Diaz e Arthur no BBB21. Durante a festa na madrugada deste domingo (21/3), a internet não gostou nada do que viu e subiu as hashtags #NãoéNão e #ArthurExpulso, após o professor de CrossFit forçar um beijo sem o consentimento da atriz. Conversamos com Thamiris Dias, psicóloga e especialista em saúde da mulher pela UFRJ, que faz uma análise dos últimos acontecimentos sob a ótica da psicologia.
“Alguns indícios nos mostram que esse relacionamento pode ser considerado como abusivo. É importante lembrar que não estamos fazendo uma análise julgando as pessoas Carla e Arthur, mas observando nuances e padrões para alertar mulheres que estão em situações parecidas”, explica.
Eu posso tá namorando com a pessoa durante 5 anos mas se em algum momento eu não quiser um beijo e a pessoa tentar me forçar é abuso sim. NÃO É NÃO! É nojento esse tipo de atitude!
#ArthurExpulso pic.twitter.com/lend8Q1Az5
— 𝕽𝖎𝖇𝖊𝖎𝖗𝖔 🌋 (@Artu37709646) March 21, 2021
Para a psicóloga, o primeiro ponto importante a se observar é a questão do ciúme. Isto porque aprendemos que quem demonstra ciúme é sinal de que ama, se importa. “Na verdade, o ciúme demonstra muito mais uma questão de posse e controle sobre o outro então não tem nada a ver com o amor e cuidado pelo contrário”, analisa.
“O brother acaba ficando com ciúmes da relação de Diaz com o Fiuk e, de alguma maneira, não sabe lidar. Nós somos seres humanos, temos esse sentimento, mas o que a gente faz com esse sentimento é que importa! Ali, naquela situação, ele não sabe lidar. Acaba sendo grosseiro e não conseguindo dialogar sobre seu próprio sentimento”, completa.
INADMISSÍVEL! ta tão nítido a chantagem emocional que ele faz com ela, forçando beijo e mentindo por causa do jogo, usando ela como um objeto. isso é o retrato mais claro de um relacionamento abusivo e falo com meu lugar de fala de mulher.#ArthurMachista #Arthurexpulso
NÃO É NÃO pic.twitter.com/fYBBXwCn2d— leca é fora arthur (@__lelexx) March 21, 2021
A especialista pontua ainda algumas falas do professor de CrossFit. Ele se mostra como um homem que já foi muito machucado e, além disso, que não sabe se relacionar: “Isso pode ser até verdade, mas a maneira que ele se coloca ali faz com que a atriz se sinta culpada, por exemplo, culpada por falar com Fiuk, culpada de ter outras relações ali na casa, que ele acredita que são adversários dele no jogo”.
De acordo com Thamiris, essa situação se repete nos relacionamentos fora do reality: “A mulher se coloca no lugar de culpada pelo discurso do homem. Ele acaba virando o jogo”.
Sim, se você prefere culpar a MULHER por estar numa relação abusiva com o cara, você é uma pessoa conivente com o machismo SIM. Arthur usou, menosprezou, humilhou a Carla de diversas formas e vcs ainda preferem ODIAR ela, que PATÉTICO. ELA MERECE RESPEITO! #bbb21 #ArthurExpulso pic.twitter.com/KQMU09vfg8
— Yan 🌵 (@yankisner) March 21, 2021
“E outra situação que aconteceu ali foi forçar o beijo. O que não é aceitável em nenhum tipo de relação.”
De acordo com Dias, quando ele perde perdão e fala que vai mudar, acaba ali repetindo e reforçando o denominado ciclo do abuso.
“O que é o ciclo do abuso?
1 – Está tudo bem com o casal
2 – Conflito
3 – Ele faz ela se sentir culpada (violência psicológica/física)
4 – O pedido de perdão
E esse ciclo se repete e é muito comum em relacionamentos abusivos. Temos de avaliar e ficar alerta para os próximos acontecimentos”.
Bate Boca Brasil
O Metrópoles e a TV Walter Abrahão (TVWA) estrearam o programa Bate Boca Brasil. Com Leo Dias, a ex-A Fazenda Luiza Ambiel, Bruna Braga e o humorista Maurício Meirelles, a atração discute tudo sobre o Big Brother Brasil 21.
O programa é exibido ao vivo pelo YouTube do Metrópoles e pelos canais da TVWA nos serviços de TV por assinatura (canal 122 da NET e Claro; canal 143 da Oi; canal 161 da Sky; e canal 150 da Gigabyte).