Compartilhar notícia
Abalada com o caso do DJ Ivis, que agrediu várias vezes a ex-mulher Pamella Holanda, de 27 anos, inclusive na presença da filha do casal de apenas nove meses, Fernanda Lima resolveu gravar um vídeo (veja abaixo) para comentar o caso, denunciar a violência contra a mulher no Brasil e convocar os homens a se posicionarem quanto ao tema. A atriz e apresentadora ainda manifestou sua indignação com a atitude do funcionário do produtor, em que aparece nas imagens gravadas e divulgadas pela arquiteta apenas assistindo as agressões.
“Sobre as imagens brutais do DJ Ivis, espancando sua ex-mulher Pamella Holanda, que ainda está no puerpério, ela tem um bebê de nove meses, inclusive a filha estava presente na cena de absurda violência… Eu fiquei me perguntando… o que a gente ainda precisa fazer para que essa cultura de violência contra a mulher cesse de uma vez por todas? Porque as mulheres já denunciaram, nós já conseguimos avanços legais com a Lei Maria da Penha, porém nada parece suficiente. O feminicídio cresce a cada dia, e na pandemia ele ainda aumentou”, começa Fernanda, no vídeo postado em sua conta no Instagram.
A artista ressalta que o caso de Pamella não é o primeiro e nem será o último no país. “São milhares de casos, que a gente não consegue nem dar conta, divulgar e pedir providências. É muito brutal mesmo. E cada mulher que tiver acesso a uma imagem dessas fica com um embrulho no estômago. Dói na gente”, ressalta.
Fernanda Lima destacou que, em um dos vídeos das agressões, aparece um homem que presencia a violência e não toma nenhuma atitude. Trata-se do motorista de DJ Ivis, Charles Barbosa de Oliveira. “E na sequência de vídeos que o DJ Ivis segue agredindo sua ex-mulher, a gente percebe a presença de um outro homem, que assiste a cena e não faz nada. Nada. Absolutamente nada. É inacreditável, inclusive bastante difícil de assistir. Eu fico me perguntando, então, sobre esse pacto da masculinidade que cala e que consente. São tão covardes quanto quem agride fisicamente e moralmente uma mulher. Esse pacto de silêncio entre os homens precisa ser denunciado”, afirma.
Em seguida, a atriz convoca os homens a se posicionarem também. “Então esse vídeo, além da denúncia, é uma convocação a todos os homens que não concordam com a violência contra as mulheres a se posicionarem contra toda e qualquer violência contra o que a masculidade tóxica vem produzindo contra os nossos corpos e nossos filhos. Ao meu ver, esse seria o papel do homem que se considera de bem, de Deus, homem de família… Vocês homens não podem se calar diante de tanta injustiça, tanta covardia e tanta violência. Afinal, os homens são vítimas dessa masculinidade, mas quem morre todos os dias são as mulheres. Se os homens precisam de cura, nós mulheres precisamos viver. Em briga de marido e mulher, a gente salva a mulher. Chega!”, finaliza.
Fernanda Lima recebeu o apoio de várias outras famosas que comentaram o vídeo na rede social. “Obrigada pela fala, Fernanda!”, disse Letícia Sabatella. “É isso, Fernanda”, falou Monica Iozzi. “No ponto!”, declarou Astrid Fontenelle. “Não consegui nem ver o vídeo. Obrigada pelas palavras!, escreveu Fernanda Rodrigues. “Isso”, comentou Nathalia Dill.
Ver essa foto no Instagram
Funcionário confirma agressões
Na segunda-feira (12/7), a coluna teve acesso a áudios enviados por Charles Barbosa de Oliveira em que ele relata que as cenas mostradas nos vídeos eram uma rotina na relação entre o compositor e a esposa.
“Uma coisa que eu digo a você sem medo de errar, e o que eu vou falar quando for chamado lá… Se não fosse primeiramente Deus e eu, de fevereiro para cá, alguém já tinha morrido. Aquela confusão ali não começou ali não, começou dentro do quarto”, contou.
Segundo ele, ao contrário das críticas que têm recebido por não ter feito nada nos vídeos em que aparece, por muitas vezes ajudou para que algo pior não acontecesse com o casal. “As que eu participei eu lembro de tudo, sei de tudo e muita coisa ali eu me meti, senão a merda tinha sido maior. Agora é fácil apontar, criticar e dizer que eu nunca fiz nada ou que fui omisso. Beleza, fui omisso, tranquilo! Vou responder pela minha omissão. E das vezes que eu me meti? E a tesoura que eu tomei? E a faca que eu tomei? Ninguém vê isso”, falou.