Compartilhar notícia
Mesmo durante a pandemia, Gloria Groove segue conquistando prêmios. Esta semana, a drag queen recebeu quatro certificados: um disco de ouro, com o hit Apaga a Luz, e três discos de platina com as músicas Arrasta, feat com Léo Santana; YoYo, em parceria com Iza, e o EP Alegoria.
“É muito gratificante para um artista saber que sua obra tem movimentado e inspirado por aí. É a confirmação de um grande sonho. Além de me emocionar com os números e o resultado do Alegoria, meu EP audiovisual de 2019 que hoje é platina, tive também a grata surpresa de descobrir que nosso hino romântico xodó Apaga A Luz também só tem crescido nas plataformas e também nos corações”, disse a artista.
Além disso, Gloria fez questão de lembrar de todas as letras da sigla LGBTQIA+, da qual faz parte, como um dos principais motores desse sucesso. “Que a música feita pela comunidade LGBTQIA+ possa continuar desbravando caminhos e provando nosso valor e merecimento. É uma honra tremenda saber deste alcance, e me inspira muito a seguir lutando”, garante.
Quanto vale cada disco?
No Brasil, as certificações são definidas em caráter de equivalência de vendas, a partir de streams e downloads de uma faixa, álbum ou DVD. Desde 2008, segue-se as atualizações estabelecidas pela Pro-Música Brasil, afiliada à International Federation of the Phonographic Industry (IFPI).
Os certificados existentes atualmente são de Ouro (40 mil), Platina (80 mil), Platina Duplo (160 mil), Platina Triplo (240 mil), Diamante (300 mil), Diamante Duplo (600 mil) e Diamante Triplo (900 mil) para faixas e álbuns. Para DVDs, há, ainda, Diamante Quádruplo (1 milhão) e Quíntuplo (1,2 milhão).