Compartilhar notícia
Desde que a coluna do Leo Dias mostrou sobre a invasão de um homem na TV Globo, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, muita gente se perguntou como o criminoso conseguiu entrar no local.
A coluna conversou com uma funcionária da emissora para entender como tudo aconteceu e, agora, revela com exclusividade a dinâmica dos fatos. O homem, que a Globo afirmou em nota oficial ter distúrbios mentais, agarrou a repórter Marina Araújo ainda na rua, do lado de fora da sede do jornalismo.
Com uma faca no pescoço da profissional, o homem entrou na redação. Em seguida, os seguranças isolaram a área e acionaram a Polícia Militar.
O homem exigia entrar ao vivo e falar com Renata Vasconcellos, apresentadora do Jornal Nacional, que comemorava aniversário no dia do ataque. Ao notar que o ato não era político – e sim uma atitude de fã desequilibrado –, a TV decidiu colaborar de forma cuidadosa com as exigências do sujeito.
A emissora, então, simulou uma entrada ao vivo para que o criminoso largasse a faca, tendo em vista que aparecer no vídeo foi a primeira exigência do homem. Foi a partir dessa encenação que a coluna conseguiu o vídeo publicado nessa quarta-feira (10/06).
Veja imagens da entrada da Rede Globo, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, após a invasão da tarde desta quarta-feira (10/6) #Metrópoles pic.twitter.com/Aiwi7VkJDD
— Metrópoles (de ?) (@Metropoles) June 10, 2020
De outro ângulo, a aglomeração em frente à sede da Rede Globo após a invasão desta quarta (10/6), quando uma repórter da emissora foi feita refém #Metrópoles pic.twitter.com/sONpMBbXfI
— Metrópoles (de ?) (@Metropoles) June 10, 2020
Renata Vasconcellos também foi chamada pela PM para que o homem se acalmasse e largasse a repórter Marina Araújo. A âncora do Jornal Nacional ficou atrás do coronel Heitor Henrique Pereira com as mãos para o alto usando a mesma roupa que apareceu no JN dessa quarta (10/06).
Assim que viu Renata, o homem soltou a repórter mantida como refém e jogou a faca no chão. Em nenhum momento ele gritou “Globo lixo”, como alguns chegaram a supor. Logo depois, o sujeito foi imobilizado pela PM e retirado da emissora.