Compartilhar notícia
Luísa Marilac, a musa do meme “bons drinks”, foi envolvida equivocadamente em um brutal caso de assassinato na noite da última terça-feira (30/8). O grave erro foi cometido pelo SPTV, telejornal local da Globo, que levou ao ar uma matéria com a imagem dela como uma assassina. O erro gerou revolta nas redes sociais e vem repercutindo na web. A coluna LeoDias conversou com o advogado Washington Mendes para entender se este equívoco é passível de um processo e entender se a Globo pode ser penalizada.
Segundo o doutor, nesses casos como o de Luísa, o dano ocorre in re ipsa, ou seja, é um dano moral que não precisa de prova pois é presumido. “É inegável o dano moral no presente caso, uma vez que a imagem dela foi veiculada de modo indevido e ainda associado a ilícito criminal, o que não condiz com a verdade”, disse o advogado Washington Mendes à coluna.
Washington afirma também que além de indenização por danos morais, a Globo deve se retratar publicamente com a vítima por meio de uma nova reportagem e retirar de todas as suas plataformas digitais as matérias com a imagem publicada equivocadamente.
“Tal atividade de liberdade de imprensa, de caráter nobre, deve ser exercida com muita responsabilidade e dentro dos limites ético-jurídicos. Assim, eu entendo que houve desvio do padrão ético-jornalístico. Os responsáveis pela edição da reportagem deveriam fazer o mínimo, que é checagem da identidade das pessoas e com esta verificação, certamente teriam evitado a equivocada publicação”, finalizou.
O caso do assassinato
O caso real aconteceu em São Bernardo do Campo. Uma transexual é suspeita de matar um amigo e assumir a identidade dele para ficar com os bens. Luísa foi confundida com a assassina, uma mulher trans de 49 anos, atribuída na matéria como cantora e maquiadora.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.