Compartilhar notícia
A estreia de um novo quadro no Esporte Espetacular, nesse domingo (19/7), na TV Globo, gerou muito falatório nas redes sociais. Mas não foi pelo sucesso da atração, e sim por um suposto plágio cometido pela emissora. Quando Lucas Gutierrez e Bárbara Coelho anunciaram o Eu Estava Lá, a comparação com o podcast Eu Tava Lá, que existe desde 2018, foi imediata.
“Domingo de manhã, acordei e fui olhar as redes sociais, como de costume, me deparei com algumas mensagens de: ‘Olha a Globo imitando o Braian’, ‘A Globo está copiando o Eu Tava Lá’. Na hora, entendi que tinham feito um quadro chamado ‘Eu Estava Lá’ e pensei que, talvez, tivesse sido coincidência, mas depois começaram a chegar vídeos e fiquei muito espantado. Nunca esperava isso de uma emissora do tamanho da Globo”, disse Braian Rizzo, 30 anos, autor do podcast à Coluna Leo Dias.
No podcast, Braian recebe toda semana um convidado para uma história de vida. “O programa está no ar desde o início de 2018 e surgiu do meu conhecimento do público que acompanhava meus projetos anteriores e o gosto que as pessoas tinham por ouvir histórias”, conta.
Braian diz ainda que, apesar de várias marcações do perfil da TV Globo, a emissora não entrou em contato com ele para se explicar. Pelo Twitter, o apresentador Lucas Gutierrez se pronunciou: “Fiquei sabendo disso agora de manhã. Peço desculpas em nome de toda a equipe. Estamos apurando o que houve pra entendermos os erros do processo. Grande abraço”.
O produtor de conteúdo disse que já acionou os advogados, que acompanham o caso. “Nossa intenção é só não deixar que eles nos prejudiquem. Por serem tão maiores, meu maior medo é pensaram que eu estou imitando e não o contrário”, afirma Braian.
Procurada, a assessoria de imprensa da TV Globo ainda não se pronunciou sobre o caso.
Reportagem de Ataide de Almeida Jr.