Compartilhar notícia
A coluna teve acesso a um comunicado distribuído por e-mail aos funcionários da Globo. Na mensagem, a emissora revisa o protocolo adotado no ano passado, e flexibiliza algumas das normas implementadas para garantir o funcionamento dos estúdios e minimizar os riscos de infecção pela Covid-19. E uma das novidades vai fazer a alegria nos bastidores: os macacões, que deixavam todo mundo com cara de astronauta, deixarão de ser obrigatórios.
No pacote de novidades, o destaque é o retorno do auditório. Desde o ano passado, todos os programas do gênero buscaram alternativas como a plateia virtual. Agora, com o avanço da campanha de imunização, o público vai voltar a ocupar os assentos nos estúdios globais. Mas só pessoas vacinadas com as duas doses ou que já tenham tomado a vacina de dose única poderão acompanhar as gravações no Projac.
Muito afetadas pela pandemia – a ponto de terem cedido lugar na programação às reprises – novelas e séries já podem voltar a contar com figurantes. Mas todos também precisam já ter tomado a vacina contra a covid-19.
O distanciamento social continua a ser respeitado e seguem proibidos os abraços e apertos de mão. O uso das máscaras, claro, segue obrigatório. Nos sets de gravação, o álcool em gel tem status de protagonista e as equipes permanecem responsáveis pela limpeza de equipamentos com álcool isopropílico.
A coluna também apurou que os funcionários que dependem do transporte público para chegar às dependências da emissora poderão continuar a pedir carros por meio de aplicativos. A Globo vai continuar a reembolsar os valores gastos.
Procurada para dar mais informações sobre a retomada da produção nos estúdios, a assessoria de comunicação da Globo não respondeu até o fechamento deste texto.