Compartilhar notícia
O leitor pode não saber, mas o Brasil é um dos países mais procurados para cirurgias de redesignação sexual. A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, possui o único centro de referência no atendimento a transgêneros no país e se tornou um polo que compete com outros centros especializados do mundo, como a Tailândia. Desde 2014, já foram realizados mais de 300 operações para reafirmação de gênero de homens e mulheres trans na cidade.
Agora, o médico José Carlos Martins Jr, fundador e diretor clínico da Transgender Center Brazil, na cidade catarinense, lança o primeiro livro do mundo com técnicas cirúrgicas faciais, corporais e sexuais voltadas para a comunidade trans com linguagem popular. O livro Transgêneros: Orientações Médicas Para uma Transição Segura tem contracapa assinada pela atriz trans Glamour Garcia. “A mesma medicina que nos categorizou doentes, hoje nos possibilita, através de infinitas áreas do conhecimento médico, ser feliz”, escreve ela.
Muitas pessoas sofrem ao não se encaixar no gênero designado no nascimento, e a medicina colabora com a transição por meio de cirurgias como feminização facial, feminização do corpo e a conhecida cirurgia de redesignação sexual. O que faz uma paciente procurar pela mudança da face, do corpo e do genital é a chamada disforia de gênero, termo usado para definir o grau de insatisfação com no gênero de nascimento.
“Buscamos oferecer apoio e suporte aos pacientes que nos procuram, por isso montamos uma equipe engajada na causa e respeito a esse grupo de pessoas, baseado numa formação médica sólida e pautada nas orientações mundiais da WPATH (Associação Mundial para a Saúde de Transgêneros), explica o Dr. José Carlos Martins, que tem dupla formação em Medicina e Odontologia, o que o torna especialista em cirurgias de crânio.