metropoles.com

Galã de novelas da Record faz transplantes de emergência

Saulo Meneghetti, que se destacou em tramas como Escrava Mãe, passou por três cirurgias após o rompimento das córneas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Saulo Meneghetti
1 de 1 Saulo Meneghetti - Foto: null

Saulo Meneghetti levou um susto nos últimas dias. Convivendo desde os 13 anos com o ceratocone, doença que altera o formato das córneas, o ator precisou passar por três cirurgias de emergência depois que o tecido que protege os olhos se rompeu. 

“O meu caso foi uma benção divina. Devido ao avanço da doença, uma das minhas córneas afinou demais e eu tive que fazer o transplante às pressas. No momento que ligaram não tinha doador para mim, mas 20 minutos depois, apareceu alguém”, contou o ator à nossa equipe. 

5 imagens
E foi um dos destaques do elenco de Escrava Mãe
Saulo Meneghetti revelou ter ceratocone há cerca de dois anos
Saulo Meneghetti
Saulo Meneghetti
1 de 5

Ator participou da série Lia

2 de 5

E foi um dos destaques do elenco de Escrava Mãe

3 de 5

Saulo Meneghetti revelou ter ceratocone há cerca de dois anos

4 de 5

Saulo Meneghetti

5 de 5

Saulo Meneghetti

A cirurgia foi um sucesso, mas pouco tempo depois que o ator deixou o centro cirúrgico e voltou ao quarto, a outra córnea também se rompeu. A equipe médica tentou realizar um procedimento de colagem, para que o olho operado tivesse mais tempo de se recuperar. No entanto, a tentativa não foi bem sucedida e, dias depois, Saulo precisou ser submetido à outra cirurgia de emergência, para realizar outro transplante. 

“A recuperação é demorada. Tenho que ficar em repouso absoluto por dois meses, tiro os pontos em quatro meses e tomo medicamentos por outros seis. Mas já estou conseguindo ler e escrever de novo”, revela.  

O ceratocone projeta a córnea para frente e desenvolve uma saliência em forma de cone, que pode comprometer a visão. A doença pode ser hereditária – os pais de Saulo Meneghetti, por exemplo, também possuem. Mas a patologia pode afetar mesmo quem não tenha casos na família. 

Com 5% de visão, ator escondia a doença nos bastidores da TV: “Medo”

O ator conta que, em seu caso, só tinha cerca de 5% da visão total, mas com as lentes de contato rígidas que sempre utilizava, conseguia enxergar mais ou menos 60% do que estivesse à sua volta. Apesar de ajudar, essas lentes não são a cura do ceratocone. A única forma é um transplante de córnea, mas para isso, a pessoa deve entrar em uma lista de espera. 

Desde que revelou ter a doença, Saulo se tornou uma espécie de ativista da causa e já conseguiu reunir várias assinaturas para que o ceratocone seja reconhecido como uma deficiência: “Assim as pessoas terão acesso a um tratamento gratuito, hoje existem muito poucos e as filas são longas”.

Com personagens que se destacaram em produções da Record TV como Lia, Escrava Mãe e O Rico e o Lázaro, Saulo Meneghetti conta que escondia a doença dos colegas e dos superiores nos bastidores. “Eu tinha medo que a doença atrapalhasse meu trabalho, por isso chegava horas antes nos sets de filmagem e gravava para onde poderia me mover, ou onde estavam as câmeras. Tudo para que não percebessem que havia algo de errado”, lembra . 

A coluna deseja uma boa recuperação ao ator.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?