Compartilhar notícia
Gil até já imaginava que Sarah seria a eliminada no Paredão desta terça-feira (30/3). Mesmo assim, o economista não soube lidar com a frustração de ver sua amiga indo embora e sua reação assustou até Tiago Leifert, que comentou: “É triste ver um participante sofrer tanto. A gente sabia que ia ser um baque para ele, mas não imaginei que ele ia ficar desse jeito. É uma pena mesmo”.
O brother chorou, gritou, bateu no peito se dizendo culpado e, já de madrugada, raspou a barba. Tudo isso pode ter sido motivado pela frustração. “O mecanismo mental provoca reações diversas em cada um que acomete. Quanto mais frágil e menos analisada a pessoa for, mais o aparelho mental será afetado”, explica o psicólogo Alexander Bez.
EITA! Gil do Vigor está surtando 😱 pic.twitter.com/7d4Oj7nQZT
— LeoDias (@euleodias) March 31, 2021
Segundo o psicólogo, retirar a barba foi mais um ato de Gil para colocar para fora o que estava sentindo, ainda que de maneira mais discreta do que com os gritos logo após a eliminação de Sarah. “A agressividade, quando moldada pela frustração, é totalmente intencional. Pode ser quando não há atos externos (contra os outros), mas internos (a quem executou a agressividade). Uma espécie de comportamento não verbal, mas altamente significativo, como a retirada da barba. É a associação de como se dá essa frustração que importa mentalmente”, diz ele.
É possível que Gil tenha outras crises a partir de agora. “A saída de Sarah pode ter desencadeado uma reação em cadeia no trato psicológico do Gil, no qual a retirada da barba é mesmo um primeiro passo. Essa sua ação é também moldada pelo mecanismo de defesa da transferência psicológica, a qual mantém o estado mental em constante movimento”, afirma Alexander.
“Ele percebe a eliminação da Sarah também como uma ofensa pessoal, principalmente, pela ameaça e o medo em poder ser o próximo a ser eliminado. Se confortando temporariamente por meio da retirada da barba como a sua maneira de esbravejar a agressividade pela frustração e também por inaugurar essa nova etapa sem a sua amiga”, finaliza o psicólogo.