metropoles.com

Flamengo x Rede Globo: transmissão de Fla x Flu no YouTube bate recorde

Seria esse o início de uma nova era de transmissões de jogos de futebol no Brasil?

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
flamengo x fluminense no mane garrincha
1 de 1 flamengo x fluminense no mane garrincha - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Após a TV Globo anunciar que não transmitiria mais jogos do Campeonato Carioca, Flamengo e Fluminense, protagonistas de um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, disputaram a final da Taça Rio em uma transmissão inédita pelo canal da FluTV, no YouTube.

Pela MP 984/2020, ficou decidido que o direito de transmissão do jogo ficasse com o Fluminense, time com o mando de campo. O jogo decisivo chegou a ter 3,5 milhões de espetadores assistindo simultaneamente e, até o fechamento dessa coluna, 15,2 milhões já haviam visto o clássico.

8 imagens
Fluminense
Os times realizaram o clássico Fla x Flu nessa quinta (8/7)
O jogo foi transmitido pelo FluTV
E bateu recorde de visualizações
O novo formato pode ser gerar uma grande mudança nas transmissões
1 de 8

Flamengo

Alexandre Vidal / Flamengo
2 de 8

Fluminense

MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
3 de 8

Os times realizaram o clássico Fla x Flu nessa quinta (8/7)

Alexandre Vidal/CRF
4 de 8

O jogo foi transmitido pelo FluTV

Lucas Merçon/Fluminense FC
5 de 8

E bateu recorde de visualizações

Alexandre Vidal/Flamengo
6 de 8

O novo formato pode ser gerar uma grande mudança nas transmissões

Buda Mendes/Getty Images
7 de 8

A hegemonia da Globo está ameaçada?

JORGE RODRIGUES/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO
8 de 8

São cenas do próximo capítulo

Lucas Merçon/Fluminense

O número garantiu um dos recordes de audiência em lives no Brasil, ultrapassando poderosas transmissões de artistas da música como Gustavo Lima e Marília Mendonça. A partir dos critérios de monetização, o FluTV pode ter lucrado certa de R$ 600 mil com a transmissão da partida. Seria esse o início de uma nova era de transmissões de jogos no Brasil?

No meio disso tudo, sabemos que Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, tem circulado por Brasília e que Paulo Guedes, ministro da Economia, sugeriu o nome dele para o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Teríamos interesses políticos no meio disso tudo? Essas serão cenas dos próximos capítulos.

Entenda o caso

Depois que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou a medida provisória 984, que dá o direito ao mandante do jogo a transmitir a partida, o FlaTV exibiu ao vivo o jogo entre Flamengo e Boa Vista. A TV Globo disse em nota, no dia 02 de julho, que a emissora rescindiu o contrato que tinha com a federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os clubes, pois o acordo foi violado,
já que a Globo tinha exclusividade de transmissão. Após esse episódio, a Globo liberou o Fluminense para divulgar a disputa.

Leia na íntegra a nota da TV Globo

“A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada.

No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo. Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais.

No dia 18 de junho, a Presidência da República editou a Medida Provisória 984, passando ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O Flamengo se baseou nessa MP para transmitir a sua partida ontem no Maracanã. A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.

Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca – incluindo os três jogos de hoje que encerram a quinta rodada da Taça Rio e que seriam exibidos no Sportv e no Premiere.

A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas e entende a importância do esporte para Clubes, jogadores, marcas e torcedores. Exatamente por isso, apesar da decisão de rescindir o contrato imediatamente, a Globo está disposta a fazer os pagamentos restantes desta temporada, em nome da sua parceria histórica com o futebol e da sua boa relação com as equipes. Mas acredita que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?