Filipe Ret lança tendência de suporte de celular entre os rappers
Rapper causou com gorro utilizado no aniversário de Pedro Scooby na última quarta-feira (10/8)
atualizado
Compartilhar notícia
Na última quarta-feira (10/8), Pedro Scooby comemorou seus 34 anos com uma festa de aniversário no Rio de Janeiro com a presença de famosos. Como sempre, a coluna LeoDias esteve atenta nos looks usados por eles e um deles chamou atenção. O rapper Filipe Ret chegou ao evento com uma espécie de gorro cobrindo quase toda a cabeça. Conhecido como balaclava, o adereço tem uma origem histórica interessante e tem sido tendência no streetwear. Não é a primeira vez que o rapper inova na moda, tendo sido conhecido como um dos primeiros a usar os chamados suportes de celular que viraram febre no meio do streetwear. Para entender como os acessórios podem ser utilizados, a coluna conversou com o estilista Lucas Polastri.
Tendências com Filipe Ret
Os suportes de celular são amplamente utilizados pelos trappers famosos como, por exemplo, o MC Poze do Rodo, além de terem bastante aderência entre aqueles que são adeptos do streetwear brasileiro. Acontece que foi justamente Filipe Ret que implementou o adereço que se tornou uma tendência no meio e recorrentemente é visto na cintura dos cantores.
Desde então, tornou-se comum ver outros artistas do cenário aderindo ao item, que agora já faz parte até nas letras musicais de L7nnon, com o hit Ai Preto e também no clipe do hit 212, do cantor Chefin. MD Chefe, outro nome forte no meio, passou aderiu o item ao seu estilo e o esbanjou no clipe do hit Tiffany.
Origem histórica da balaclava
Outro item que causou alvoroço nas redes sociais, foi a balaclava, peça utilizada por Ret em ida ao aniversário de Pedro Scooby na última quarta-feira (10/8). A coluna procurou o estilista Lucas Polastri para entender a origem da peça, que de acordo com ele, é um acessório originalmente militar usado por soldados britânicos durante a guerra da Crimeia no século 19, para se protegerem do mau tempo na Ucrânia. Essa moda ganhou força em meados do ano passado, com a forte ascensão do de um estilo conhecido como Warcore e gerou influência de jovens no TikTok.
Tendência entre artistas internacionais
Polastri também detalhou que alguns famosos internacionais começaram a usar o adereço. “Artistas como Kim Kardashian, The Weeknd, Beyoncé, entre outros, atenderam eventos e campanhas usando o acessório. Com toda certeza foi a grande tendência do ano passado em uma escala global”, explica.
O estilista explica que o acessório possui diversas opções com materiais diferentes, se adequando a quem utilizar o adereço: “a Balaclava pode ser feita desde a lã, até modelos feitos de nylon, mantendo a estrutura de gorro e abertura apenas da área dos olhos”.
Polêmicas com religião e apropriação cultural
Muitas vezes o acessório acaba sendo motivo de discussão por conta do uso de adereços parecidos em diferentes religiões e culturas tendo até marcas poderosas no centro do debate. “Muitas polêmicas cercam quando falamos em balaclava, pois muito se discute conceitos religiosos de apropriação cultural muçulmana. Marcas poderosas como a Nike não conseguiram escapar das polêmicas, e acabaram tendo que retirar de circulação os produtos lançados”, explicou Polastri.
Uso do acessório no streetwear brasileiro
No Brasil, o acessório se tornou um dos mais procurados, principalmente pelos amantes do streetwear na temporada de inverno, uma vez que quando a tendência global do uso da balaclava passou a existir, estávamos no verão brasileiro. Além do cantor Filipe Ret, que surpreendeu a alguns fãs ao usar tal acessório na última quarta-feira(10/8) no aniversário Pedro Scooby, outro grande artista que aderiu e trouxe a público o uso desta tendência foi o cantor Xamã em seus shows.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.