Exposição e distância: psicólogas analisam crise de Carlinhos e Lucas
Casal de influenciadores estão distantes desde abril deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
Distância e muita exposição na mídia são dois fatores que desencaderam uma crise no relacionamento de Carlinhos Maia e Lucas Guimarães –uma situação que decorre desde abril deste ano. A invasão ao apartamento do casal, que culminou em um roubo de R$ 5 milhões, sobretudo, escancarou o que fãs do casal já temiam: que a relação passa por um momento bastante delicado. A coluna LeoDias conversou com psicólogas para entender como esses elementos contribuíram para essa situação.
Rejane Sbrissa, Psicóloga Cognitiva, que estuda a cognição, os processos mentais que estão por detrás do comportamento, explica que logicamente deve haver afinidades entre o casal, pra levá-los a morar juntos, casar, conviver na mesma casa, mas que todos nós somos seres individuais.
“Há os sonhos, projetos e o que cada um considera mais importante em sua vida. As prioridades pessoais…tem que haver muita maturidade pra entender o que é uma prioridade do casal e uma prioridade individual e aceitar que o outro tem vida emocional individual que independe de estarem casados ou namorando”, faz ela a ressalva.
“O que vejo acontecer muito em um casal, é um acabar minando os sonhos do outro, ou seja, não o deixando crescer. Muitos motivos entram aí: a carências, a falta de confiança, ciúmes, vitimismo, inveja, falta de maturidade pra ver o outro como um ser completo que esta comigo…não um ser que depende de mim, ou que por estar comigo tem que deixar de ter qualquer outra coisa que eu não faça parte”, analisa a psicóloga sobre os detalhes que reforçam crises e tornam os casais infelizes.
Para ela, as pessoas acabam por limitar seus sonhos, suas vontades, quando estão juntas, se relacionando amorosamente. “O amor deveria fazer com que as pessoas fosem mais e melhores do que eram quando sozinhas. Literalmente, o amor deveria dar asas e não corta-las’, pontua Rejane Sbrissa.
Deise Cristina Gomes, Psicóloga Forense, especialista em TDHA, ansiedade, depressão e conflitos individuais e casais, explica que até se instalar uma crise conjugal, possivelmente alguns sinais anteriores podem ter aparecido, mas, foram ignorados.
“Inicia-se por discussões por coisas corriqueiras, desentendimentos frequentes, diminuição do contato físico, raros momentos alegres, momentos juntos, e desentendimentos constantes. Esses podem ser alguns sinais de que uma crise está se aproximando. Porem, o casal, normalmente não consegue perceber tais indícios. Os amigos ate percebem, mas preferem não dizer nada, achando que vai passar que ‘é normal'”.
A partir do momento em que as pequenas discordâncias viram disputas, iniciam-se os problemas. “O que não pode se admitir é que vire uma constante e se transformar em uma forma de autoafirmação”.
Redes sociais prejudicam relacionamentos?
“Quando um casal se ama mas se expõe tanto nas redes sociais até mesmo pelo trabalho de ambos, ele está sujeito a muitas condições que podem ser maléficas para o relacionamento como : opiniões alheias, inveja, fofocas e muito falatório. Intrigas podem ser feitas até mesmo por pessoa próximas, o que para cada um pode ser um conselho. O ideal é que o casal se blinde dessas intrigas e consiga conversar sobre tudo, sem a interferência externa o que parace que não está acontecendo com eles. Cada vez mais que há um fato novo, uma nova intriga e o casal está longe, a distância aumenta e leva cada um a pensar se a relação é mesmo tão sólida quanto era”.
Realidade financeira pode afetar casais?
“Quando um dos cônjuges possui uma situação financeira melhor que a de seu parceiro, pode ocorrer o Gaslighting, que é uma forma de violência psicológica nos relacionamentos afetivos. Sorrateiramente, muitas vezes de forma inconsciente, o parceiro abusivo fere o emocional de seu cônjuge, a quem ama, através de manipulações e mentiras para se engrandecer ou se safar de situações desfavoráveis para ele.
Situação lá essa que é muito perigosa, pois, cria uma dinâmica tóxica e insuportável no relacionamento, destruindo a autoconfiança do cônjuge alvo das manipulações. Assim, por mais que esteja infeliz, ele não consegue se desvencilhar da relação abusiva”.
Inteligência emocional é fator imprescindível
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.