Especialistas explicam por que sertanejos não se apresentam no BBB
A coluna ouviu empresários e contratantes do ramo, que comentaram a ausência de shows de sertanejos no programa
atualizado
Compartilhar notícia
Em toda a temporada do BBB, a grande expectativa do público e dos brothers gira em torno das apresentações de grandes artistas durante as festas. Mas, a ausência de um ritmo em especial chamou a atenção da coluna: em toda a temporada de 2022, por exemplo, Luan Santana foi o único sertanejo a se apresentar em todos esses meses, logo na reta final do programa. A coluna LeoDias ouviu especialistas da indústria musical para entender os motivos da ausência sertaneja na casa mais vigiada do Brasil.
Especialistas do ramo musical, que preferiram não se identificar, descartam que o motivo sejam os elevados cachês do universo sertanejo, que podem beirar a casa de R$ 1 Milhão. Eles afirmam que as marcas estão dispostas a investir esse valor nesse momento. Em contrapartida, as opiniões convergem no sentido que os artistas sertanejos tem uma agenda intensa e extensa. Por exemplo: uma famosa dupla sertaneja já tem shows programados até o meio do ano de 2023, o que torna inviável a presença desses artistas no Big Brother, uma vez que não há compatibilidade de agenda para a realização das ações. Como a maioria dos shows com um convidado no programa acontecem aos sábados, a disponibilidade ficaria ainda mais difícil de ser acertada. Vale lembrar que esses artistas costumam se apresentar por mais de uma vez em uma mesma noite.
Uma outra questão que também foi debatida foi a diferença cultural que gira em torno de cada gênero musical: ao passo que o pop é mais midiático, o sertanejo se desenvolve dentro de seu próprio público. Ou seja, não há uma dependência entre as redes sociais, a mídia e o gênero. Ao contrário do que diz o ditado ‘quem não é visto não é lembrado’, no sertanejo essa máxima não se confirma. Henrique & Juliano, por exemplo, não aparecem muito em seus stories, ou dão entrevista, mas continuam tendo shows lotados, porque a base de fãs é fortalecida.
Além disso, também há uma predileção, ainda que não intencional, por artistas que conversem com o universo digital, de modo a aumentar e amplificar o alcance dessas ações. Os especialistas concordaram que esses argumentos também não significam que não exista espaço para o sertanejo no BBB: Luan Santana, por exemplo, conseguiu levar sua Turnê Luan City para dentro do programa na última quarta-feira (13/4), em um das últimas festas da reta final do programa. Além dele, Matheus Fernandes e Mari Fernandes marcaram presença representando o piseiro. Já L7nnon e Filipe Ret, deram mais um passo a frente, marcando a ascensão do rap.
A variedade de gêneros que se apresentaram no BBB na quarta-feira – sertanejo, piseiro e rap, provam que há sim uma pluralidade no mercado e as especificidades da indústria musical.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.