metropoles.com

Especialistas explicam infecção pulmonar séria de cantor do Coldplay

Shows da banda no Brasil serão adiados para 2023, após o vocalista, Chris Martin, precisar fazer três semanas de repouso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Helena Mello
homem canta de blusa laranja e casaco preto segurando violao e microfone com luzes roxas ao fundo no palco
1 de 1 homem canta de blusa laranja e casaco preto segurando violao e microfone com luzes roxas ao fundo no palco - Foto: Foto: Helena Mello

Na manhã desta sexta-feira (4/10), a banda Colplay anunciou que seus shows no Brasil serão adiados para 2023, pois o vocalista, Chris Martin, está com uma infecção pulmonar séria e precisa fazer um período de repouso. Na web, muitos fãs do grupo se perguntaram se a doença não foi causada por toda a chuva que o cantor e banda tiveram que enfrentar durante a apresentação no Rock in Rio. Para tirar essa e outras dúvidas, a coluna LeoDias ouviu dois especialistas sobre a situação. 

Segundo o clínico geral Rodrigo Correa, “infecção pulmonar séria” pode significar, entre outros termos, que o cantor está com pneumonia, que pode ser viral, bacteriana ou fúngica. “Às vezes a gente pega pneumonia por conta de queda de imunidade, ou por uma infecção que veio e [se] aproveitou de algum aspecto, ou até mesmo uma infecção fúngica, que é um fungo que também pode causar infecção pulmonar”, informa.

5 imagens
Coldplay Experience Tribute chega a Brasília no sábado (25/6)
Coldplay Experience Tribute chega a Brasília
Chris Martin, vocalista do Coldplay
Coldplay
1 de 5

Coldplay no Rock in Rio

Reproduação
2 de 5

Coldplay Experience Tribute chega a Brasília no sábado (25/6)

Foto: Helena Mello
3 de 5

Coldplay Experience Tribute chega a Brasília

Foto: Helena Mello
4 de 5

Chris Martin, vocalista do Coldplay

Kevin Winter/Getty Images
5 de 5

Coldplay

Foto: Helena Mello

O também clínico geral Carlos Machado explica o que ocorre no pulmão quando essa infecção se estabelece: “Quando você tem uma invasão bacteriana, viral ou mesmo de um fungo que entra no pulmão, ele provoca um processo inflamatório pela infecção. O pulmão começa a inchar, como quando a gente, por exemplo, bate o dedão ou torce o pé e incha o pé. Então aquela retenção de líquido que acontece numa torção do pé, acontece no pulmão: aumenta a secreção e aumenta o líquido, o que estimula a tosse, para que a pessoa elimine aquele germe, micróbio, através da tosse.”

Como se “pega” a infecção pulmonar? 

A coluna lembra aqui, que a resposta fornecida pelos médicos não implica necessariamente na condição de Chris Martin, mas busca elucidar situações semelhantes. Embora não seja possível saber exatamente o que causou a pneumonia do cantor, existe a possibilidade de sua imunidade ter estado baixa durante o Rock in Rio e, assim, ele ter contraído a doença após tanta chuva e frio. Mesmo assim, esses casos não são os mais comuns. 

“A gente pega, principalmente, em ambiente fechado. É como se fosse a mesma coisa da gripe. A gente acaba pegando a pneumonia, só que uma bactéria ou fungo, acaba se instalando no pulmão, o lugar ideal para eles se desenvolverem, porque é um lugar quente, é um lugar que tem alimentos para eles. E se a imunidade da pessoa tiver mais baixa, a dificuldade aumenta e é nesses casos que a gente precisa, possivelmente, de internações”, explicou o Dr. Correa. 

Qual é o tratamento? 

O Dr. Carlos Machado conta as diferentes formas de se tratar a pneumonia, além do repouso: “O tratamento de uma pneumonia viral são medicamentos para diminuir o processo inflamatório e, geralmente, com antibiótico para proteger de uma infecção bacteriana. O tratamento de uma pneumonia bacteriana são os antibióticos, habitualmente com vários outros remédios, como corticóide, inalação e tudo mais. E também existem as pneumonias por fungo, aí você vai dar um remédio para fungo. São os anti-fúngicos.”

Coldplay adia shows no Brasil 

Neste mês de outubro, o Coldplay tinha oito apresentações marcadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, a partir da próxima semana. Devido ao estado de saúde de Chris Martin, o vocalista, os shows precisaram ser adiados para 2023, embora as datas ainda não tenham sido divulgadas. Segundo nota divulgada pela conta oficial da banda no Instagram, esse anúncio ocorrerá em breve.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram. 

Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?