Especialista explica cirurgia que fará Ana Maria se afastar da TV
Apresentadora vai ficar longe do Mais Você para fazer uma cirurgia de varizes
atualizado
Compartilhar notícia
Ana Maria Braga anunciou que vai se afastar do Mais Você na próxima semana para fazer uma cirurgia de varizes. A coluna LeoDias conversou com a Drª. Letícia Costa, que é médica e cirurgiã vascular, para entender melhor o procedimento.
Segundo a especialista, a cirurgia consiste na retirada das varizes superficiais através de mini-incisões, com uma agulhinha com um micro gancho na ponta. A retirada das varizes melhora tanto os sintomas da doença como também a aparência das pernas.
“É um procedimento relativamente simples. A paciente recebe alta no mesmo dia, não precisa ficar de repouso, com pernas para cima e pode voltar às atividades habituais em poucos dias. Pode ocorrer um leve desconforto no pós-procedimento, mas bastante tolerável. É comum o surgimento de alguns hematomas que tendem a desaparecer em cerca de 15 dias. Além disso, é comum o uso de meias de compressão por um período variável após a cirurgia”, explicou Letícia Costa.
No ano passado, Ana já havia feito uma pequena cirurgia vascular por conta de dores nas pernas, um efeito colateral do tratamento contra o câncer. “O tratamento das varizes tem como um dos objetivos a melhora das dores nas pernas. A doença tem componente genético importante e não tem cura, precisando de acompanhamento regular. Quando necessário alguma intervenção, as técnicas menos invasivas existentes hoje permitem uma recuperação mais tranquila e o retorno mais rápido às atividades habituais”, explicou a médica.
A doutora ainda destacou as diferenças do procedimento por estética e a partir de dores: “O funcional visa a correção de um problema da veia safena e de veias mais calibrosas, que tende a promover uma melhora dos sintomas como dores nas pernas, sensação de peso e cansaço e inchaço. O tratamento estético visa a retirada de microvarizes que interferem na aparência das pernas e repercutem na vida da mulher comprometendo a autoestima. Além da cirurgia, existem outros procedimentos não cirúrgicos como o laser, que pode ser realizado em consultório médico”.
Mesmo nos casos considerados estéticos, as varizes fazem parte de uma doença venosa, mesmo quando são apenas varicoses, como destacou a Dra. Letícia Costa, que integra a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Ela atua principalmente na área de Flebologia Estética, que é o estudo e o tratamento das doenças venosas e varizes. Com três anos de formação, já realizou cerca de 200 cirurgias de varizes e mais de 150 tratamentos estéticos de varizes e vasinhos através das técnicas de escleroterapia.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.