Escolas de samba do Rio iniciam decisão de sambas-enredo de 2023
Algumas escolas celebraram a decisão no último sábado, com grande festas nas quadras
atualizado
Compartilhar notícia
Os desfiles exuberantes apresentados anualmente na Apoteose a cada Carnaval levam o ano todo para serem desenvolvidos. Nós ainda estamos em outubro, por exemplo, mas as escolas de samba estão a todo o vapor pensando em fevereiro de 2023.
Neste período é feita a seleção do samba-enredo que será entoado por toda a avenida – e, com sorte, por todo o público presente -, nos dias 19 e 20. A coluna LeoDias fez um giro por algumas das escolas do grupo especial e te conta o que veremos (e ouviremos) no ano que vem.
Paraíso do Tuiuti
Com o enredo Mogangueiro da Cara Preta, o Tuiuti promete levar à Avenida a história das especiarias. Na sexta-feira (7/10), a escola elegeu o samba que vai representá-los, com os versos “Meu Tuiuti não tem medo de careta, traz o boi da cara preta do estado do Pará”. A festa também marcou um momento especial para Mayara Lima, que viralizou nas redes sociais neste ano ao sambar perfeitamente sincronizada com a bateria: ela foi consagrada a Rainha de Bateria da Tuiuti para o Carnaval de 2023.
Estação Primeira de Mangueira
No sábado (8/10) foi a vez da Verde e Rosa decidir o samba vencedor para falar sobre As Áfricas que a Bahia canta, enredo oficial. Na escolha, ficou decidido que “quando o verde encontra o rosa, toda preta é rainha”. A Rainha de Bateria Evelyn Bastos esteve presente na grande celebração e comemorou junto à escola.
Unidos de Vila Isabel
Completando o quadro de escolas que já bateram o martelo sobre os sambas-enredo está a Vila Isabel, que tem como Rainha a apresentadora Sabrina Sato. Ela voou até o Rio especialmente para o ocasião, que escolheu o samba Evoé, Evoé! como o representante do enredo Nessa Festa, Eu Levo a Fé.
Ainda nesta semana, outras três escolas escolhem as canções que vão apresentar na Apoteose no ano que vem, segundo o calendário divulgado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).
Acadêmicos do Salgueiro
Com o enredo Delírios de um Paraíso Vermelho, a escola da Rainha de bateria Viviane Araújo, completa seus 90 anos em 2023. O tema será uma homenagem a Joãozinho Trinta, carnavalesco que estreou no Salgueiro e morreu em 2011. A final ocorre na próxima terça-feira (11/10).
Portela
No ano que vem, a escola que carrega com orgulho sua águia aos desfiles, completa 100 anos de existência. O enredo, portanto, não poderia ser outro senão uma homenagem à organização: O Azul que Vem de Dentro. A escolha do samba-enredo da azul e branco será realizada na próxima sexta-feira (14/10).
Império Serrano
Para finalizar a semana, o Império Serrano decide seu samba-enredo no sábado (15/10). No ano que vem, a escola leva à Apoteose uma homenagem à um de seus fãs de carteirinha, o cantor Arlindo Cruz, nomeado de Lugares de Arlindo.
Unidos do Viradouro
Iniciando uma semana agitada de decisões, a Viradouro, com enredo Rosa Maria Egipcíaca, fará a decisão e celebração do seu samba-enredo já no domingo (16/10).
Imperatriz Leopoldinense
E quem disse que segunda-feira também não é dia de samba? O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida é o enredo da Imperatriz Leopoldinense, que tem a cantora Iza como Rainha de Bateria. A grande decisão do samba ocorre na próxima segunda-feira (17/10)
Beija-Flor de Nilópolis
Em 2023 a Beija-Flor de Nilópolis vai levar ao Carnaval do Rio uma outra perspectiva sobre o bicentenário da Independência do Brasil, com o enredo Brava Gente! O grito dos excluídos no Bicentenário da Independência. A escolha final do samba-enredo será realizada em 20 de outubro.
Acadêmicos do Grande Rio
Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar! O singelo enredo da Grande Rio foi anunciado com exclusividade pela coluna LeoDias assim que a escola foi consagrada a campeã do Carnaval 2022.
Como é de se imaginar, a agremiação também pretende homenagear um grande sambista da atualidade: Zeca Pagodinho. A música para tal, que levará Paolla Oliveira na frente da bateria, será escolhida em 21 de outubro.
Unidos da Tijuca
Em 2023, a Unidos da Tijuca leva o enredo É onda que vai… É onda que vem… Serei a Baía de Todos os Santos a se mirar no Samba da minha Terra para a Apoteose. No próximo dia 22 de outubro, um sábado, a escola irá decidir o samba que vai representá-los.
Mocidade Independente de Padre Miguel
Por último, mas não menos importante, a Mocidade Independente de Padre Miguel vai escolher o samba-enredo no domingo, 23 de outubro. O enredo da escola também já foi definido: Terra de meu céu, estrela de meu chão.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no Telegram! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.