Compartilhar notícia
Vira e mexe, acompanhamos alguns famosos reclamando nas redes sociais que suas visualizações caíram, tiveram o seu Instagram derrubado ou que seus seguidores diminuíram dentro da plataforma. A coluna buscou um especialista para explicar como funciona a rede e as razões disso acontecer.
“A dinâmica do funcionamento do Instagram trabalha de forma técnica. Visualizações e alcance dos post do Instagram são calculados por um algoritmo, que nada mais é do que um robô tomando decisões de qual conteúdo deve ser priorizado e para quem ele será exibido”, explicou o especialista em marketing digital Pedro Valério.
O Instagram precisa levar aos usuários o que a plataforma entender como “boa experiência”; por isso a aba Explorar de cada um é diferente “Ele reconhece nossas atividades de pesquisa, de interação, de conteúdo postado e de pessoas com quem nos relacionamos para nos entregar conteúdos que nos interessam e manter a atenção na rede por mais tempo”, disse Pedro.
Sobre as variações de alcance e entrega que a rede apresentou nos últimos anos, o especialista comentou: “O Instagram nunca revelou como funciona o algoritmo. Mas conseguimos ter boas noções fazendo testes, com mais de dez mil influenciadores e criadores de conteúdo da nossa agência”.
A quantidade de conteúdo e de usuários, o tempo que cada um passa logado no aplicativo, as interações, como curtidas e comentários, a frequência e a quantidade de posts e com quem essas contas se relacionam são chaves para o entendimento. “Esses são pontos variáveis para o algoritmo calcular a entrega. Cada mudança da ferramenta, como, por exemplo, Reels ou lives com mais participações, muda o cálculo do algoritmo e o alcance será dividido entre os usuários”, afirmou ele.
Mudanças com a pandemia
No início da pandemia, diversas pessoas adotaram com maior frequência a ferramenta Ao Vivo do Instagram, que ficou algumas vezes fora do ar. “As pessoas se viram em casa tentando consumir e criar o máximo de conteúdo. Porém, o número de usuários não cresceu significativamente e o Instagram precisou recalcular o algoritmo para que nosso feed não ficasse sujo, além de manter o foco em nossos interesses”, explicou.
E por que alguns usuários sentem mais essa diferença que outros? “Existe uma hierarquia para entender a relevância do conteúdo postado para um público específico, e o Instagram realiza esse cálculo através de interações, relacionamento, quais públicos interagem com esse conteúdo e com o perfil”, explicou.
Quando o algoritmo faz esse recálculo, ele prioriza o engajamento. “Perfis de famosos são focados em imagens, nas curtidas e nos comentários. Já perfis de fofoca, que falam sobre assuntos do momento, têm muito conteúdo compartilhado por outras contas. Se temos um perfil de uma celebridade e um de fofoca, ambos com 1 milhão de seguidores, provavelmente, o de fofoca possui maior engajamento, porque o Instagram entende que aquele perfil tem maior compartilhamento”, comentou Pedro.
“Os motivos para que um usuário tenha sua conta suspensa ou desativada são discursos de ódio, preconceito, bulliyng, violência, nudez, pornografia, informações de dados, como cartão de outras pessoas, direitos autorias, propriedade intelectual e copyrights de músicas. Existem grupos de pessoas que fazem denúncias, uma atrás da outra, e isso acaba bloqueando a conta. A solução é o usuário estar em diversas redes diferentes para ter domínio de sua comunicação”, concluiu.