Compartilhar notícia
Na última sexta-feira (9/10), o Centro Cultural Konteiner, no Complexo da Penha, recebeu o título de Ponto Turístico da cidade, assim
como o Cristo, e em breve deve atrair os olhares de novos curiosos de dentro e de fora do Rio de Janeiro.
Em conversa com a coluna Leo Dias, Dodô, um dos sócios do empreendimento, contou que o Konteiner, que hoje existe onde antes era um lixão comunitário, tem a missão de ressignificar o a palavra alegria para a comunidade.
“O Konteiner inicialmente surgiu com a ideia de criar um espaço de entretenimento dentro da comunidade, de onde somos criados e nascidos, com a carência de entretenimento sem ser os bailes funks já existentes. Nós pensamos em juntar as nossas forças para criar dentro de um lugar de tristeza e sofrimento, algo que pudesse representar a alegria que existe ali”, revelou.
“Incentivar através do empreendedorismo, novas ideias para os jovens de comunidades que normalmente são excluídos do que é a cultura. A gente criou uma ponte para que pessoas de fora viessem e trouxessem um pouco de troca de experiências também”, completou Dodô.
Dodô trabalha com mais 3 sócios, Leonam Pereira, Pedro Henrique e Renê Silva, ambos nascidos e criados na Penha.
Os jovens, juntos, estão mudando a imagem socioeconômica do local com ações sociais que vão além do Konteiner.
“Nós aquecemos a economia local. Hoje, nós fornecemos emprego para mais de 50 pessoas. A gente trabalha em conjunto com o social, que ali necessita de muito investimento ainda. Posso citar, por exemplo, o nosso projeto Cinema no Morro, que leva uma vez por mês sessões de cinema para crianças que nunca foram ou quase não vão ao cinema, uma experiência completa, com pipoca, lanches e sucos”, finalizou.